Entrevistas

Bruno Paolinelli: “Investir não é difícil. O investidor precisa de apenas 4 coisas essenciais”

Influenciador e especialista em investimentos, Paolinelli participou do ‘B3 Convida’ e falou sobre sua relação com a área

Bruno Paolinelli. Foto: Divulgação B3
Bruno Paolinelli. Foto: Divulgação B3

Unir investimentos e humor não é uma tarefa para qualquer um, mas o entrevistado do ‘B3 Convida’, Bruno Paolinelli, consegue com uma habilidade e tanto. Formado em Relações Internacionais e especialista em investimentos, Bruno se encontrou na criação de conteúdo para internet ao misturar notícias do mercado e bom humor.

O criador do quadro “Resumo do Mercado de Hoje”, porém, não concorda que o tema seja difícil, e que o jeito de comunicar facilita a conexão. Conexão essa que leva o influenciador a novos públicos sempre com o intuito de desmistificar a ideia de que investir é difícil.

“Investir não é difícil. O investidor precisa de basicamente quatro coisas. São elas: reserva de emergência, um ativo ligado à inflação, investimento em renda variável dos EUA e uma cesta de empresas pagadoras de dividendos no Brasil”. 

Confira o B3 Convida completo com Bruno Paolinelli

Interesse no universo do mercado financeiro

Bruno conta que o assunto dinheiro não era corriqueiro em sua vida familiar ou escolar, quando criança. O tema só ganhou espaço com o passar do tempo.

“Em casa nunca se falava sobre dinheiro. O assunto nunca foi algo muito frequente na minha infância. E, como meu pai trabalhava com campanhas eleitorais, as fases eram bem cíclicas em relação às finanças”, lembra ele.

“O interesse surgiu, acho que como a maioria das pessoas, quando comecei a ganhar dinheiro. Então, a partir disso, amigos começaram a comentar sobre como o mercado financeiro funcionava”.

Resumo do Mercado de Hoje

Ao B3 Convida, o influenciador também contou como nasceu o seu quadro mais famoso, o ‘Resumo do Mercado de Hoje’. Nele, Bruno comenta os principais fatos do dia, em meio ao seu estilo humorado. 

“Em 2021, por volta de junho a novembro, o Ibovespa só caía, e eu estava em casa vendo jornal e a jornalista foi fazer um resumo do dia, desanimada. Eu pensei: alguém precisa fazer piada com isso”, diz. “Era uma sexta-feira, 23h. Peguei meu computador, fiz um roteiro de 10 minutos com piadas das notícias do dia, peguei o primeiro microfone que tinha, que hoje virou símbolo do resumo, e gravei”. 

Desse dia em diante, Bruno percebeu que o formato engraçado e improvisado agradou os seguidores e atingiu novos públicos.

“Acho que as pessoas têm uma carência muito grande de informação sobre o mercado financeiro. As pessoas têm um pé atrás com isso porque existe uma falsa consciência de que todos têm um interesse por trás da informação. Então, quando se coloca um pouco de humor, se aproxima da pessoa, gera uma familiaridade, uma intimidade que engaja muito mais com o público”, destaca.

O Bruno Paolinelli investidor

“A minha relação com as finanças e investimentos foi de muito aprendizado. Em 2015, foi a primeira vez que ganhei um dinheiro e não sabia o que fazer com ele. Disso, comecei a estudar a área, mas quando lembro o que fazia naquela época penso: Meu Deus!, mas fui evoluindo bem”, relembra.

Atualmente, Bruno diz que segue aprendendo, mas que encontrou o que considera ser o mais importante para qualquer investidor.

“Encontrei o meu perfil de investidor e o que eu quero, os meus objetivos. O que eu acho que é o mais difícil para as pessoas é isso, identificar o que você quer de verdade e seguir à risca”, completa.

Quer saber mais sobre como organizar sua vida financeira para começar a investir? Confira este curso gratuito do Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias