Mica Rocha: O empreendedorismo não tem manual de instruções, a não ser a sua intuição
Ao B3 Convida, a empresária e influenciadora Mica Rocha falou sobre os desafios de ser uma mulher empreendedora
Mica Rocha é empresária, publicitária, influenciadora digital, apresentadora e autora de livros best sellers. Uma empreendedora que busca utilizar o espaço que conquistou para inspirar pessoas e impulsionar seus negócios.
Entrevistada do B3 Convida, a empresária falou sobre sua relação com o empreendedorismo, o dinheiro e os desafios que enxerga no dia a dia.
“O empreendedorismo é um caminho não linear, que não tem manual de instruções, a não ser a sua intuição”, diz ela.
Confira o B3 Convida com Mica Rocha
A mulher e o empreendedorismo
Segundo o Sebrae, 24 milhões de mulheres no Brasil gostariam de empreender, mas quase metade delas (43%) não o fazem por meio de falhar.
Para Mica Rocha, empreender e falhar são palavras que sempre vão caminhar juntas. “É impossível que todas as nossas ideias deem certo na prática. Então, mesmo que o negócio dê certo, ele vive de fracassos no dia a dia”.
Ela conta que sua primeira marca, a Margaux, do ramo de calçados, fechou no ano passado, o que pode ser considerado um fracasso ou falha. Mas ela não se arrepende da decisão de encerrar as operações.
“Foi onde aprendi tudo sobre negócios, mercado, então sou muito grata. Mas, logo que lançamos a Misha, vimos que a diferença de faturamento era muito grande, e acendeu uma luz vermelha. Às vezes o empreendedor dá uma sangrada, mas ele também precisa saber a hora de fechar a torneira”, afirma Mica.
A empresária contou que ficou triste com a decisão, principalmente pelas pessoas que trabalhavam com ela. Contudo ela sabia que era o melhor a fazer até pelo bem dos outros negócios que tem. E deixa como dica para os empreendedores: “Às vezes uma coisa suga muito nosso tempo, dinheiro, energia, porque estamos insistindo numa ideia que não necessariamente é para dar continuidade”, aconselha.
Outro ponto ressaltado por Mica Rocha é o foco no público-alvo. “O mais importante de ter um empreendimento é saber para quem você vai vender. O que seu público consome. É conhecer o seu público e seu produto. O trabalho com as pessoas nunca vai acabar, mesmo em negócios digitais”.
Maior desafio
“Eu tenho muita consciência dos meus privilégios socioeconômicos, de onde vim e as facilidades que isso trouxe. Mas também compartilho dos desafios de ser uma mulher empreendedora e das várias prateleiras que sentimos que temos que dar conta”, relata ela.
A empresária, que é mãe de três filhos, diz que a pressão de dar conta de várias área da vida como saúde, bem-estar, família, negócios e a responsabilidade de ter outras pessoas nos empreendimentos é o maior desafio que vê.
“Precisamos falar mais sobre as lideranças femininas, pois o mundo da mulher é multitarefas. E, por isso, nossa carga emocional é maior”, destaca ela.
Mica Rocha e os investimentos
Perguntada sobre como lida com investimentos e dinheiro, Mica Rocha contou que todo dinheiro gerado por suas empresas hoje é reinvestido.
Ela diz que sabe que consegue fazer isso pois tem a renda do trabalho como influenciadora para se manter, mas diz que o empreendedor que precisa tirar sua renda do negócio não deve se sentir culpado.
“Em relação ao meu dinheiro, sempre busco guardar, investir, mas tive que aprender, porque cuidava muito mal das minhas finanças. Nós mulheres não temos educação financeira. Aprendemos a ganhar, mas não aprendemos a guardar, a gerir, e quando fazemos isso, ganhamos uma liberdade financeira, e na vida mesmo, muito importante”.
Quer saber mais sobre como organizar sua vida financeira para começar a investir? Confira este curso gratuito do Hub de Educação da B3!