Notícias

9 frases de Charlie Munger sobre a vida e os investimentos

Guru dos investimentos e amigo de Warren Buffett, Munger faleceu aos 99 anos de idade

A Berkshire Hathaway anunciou o falecimento de Charlie Munger nesta terça-feira (28/11). O bilionário foi braço direito de Warren Buffett na construção do grande império que é a firma de investimentos hoje. “A Berkshire Hathaway não poderia ter chegado ao seu status atual sem a inspiração, sabedoria e participação de Charlie”, disse Buffett em comunicado.

Segundo a CNBC, a fortuna de Munger foi estimada em US$ 2,3 bilhões.

O bilionário foi CEO da Wesco Financial de 1984 a 2011, quando a Berkshire comprou a empresa. Em entrevistas, Buffett atribuiu a Munger a ampliação de sua estratégia de investimento. A filosofia de investimento da dupla passou a ser a busca por empresas de grande qualidade com ações subvalorizadas. Antes deles, outros gestores pregavam o investimento em companhias grandes e renomadas, ainda que demonstrassem dificuldades financeiras e buscassem investimentos para superar as supostas inconsistências e falhas de planejamento. Acabou que a visão de Munger e Buffett se provou funcional e lucrativa, o que os alçou às listas de maiores investidores da atualidade.

5 biografias de investidores para te inspirar a investir

Confira, abaixo, nove frases do guru de investimentos, que resumem sua estratégia, reunidas pelo Business Insider:

1. “Eu simplesmente fico longe dos problemas que não podem ser resolvidos e escolho aqueles que podem – não gosto de fracasso ilimitado. Não quero ficar para sempre pescando e nunca pescar um peixe. Eu escolho algumas coisas que podem ser feitas e faço-as”.

2. “As pessoas que tendem a obter os melhores resultados são os obcecados que continuam procurando os grandes negócios. Os melhores deles não esperam encontrar 10, 20 ou 30 – tudo que você precisa é de um ou dois”.

3. “Invista em um negócio que qualquer idiota possa gerir, porque eventualmente um idiota irá gerir aquela empresa. Se o negócio não suportar um pouco de má gestão, não é um grande negócio”.

4. “Se você quiser se tornar bom em algo que é competitivo, você tem de pensar muito sobre isso e praticar muito. Você precisa continuar aprendendo, porque o mundo continua mudando e os concorrentes continuam aprendendo. Você tem que se deitar mais sábio do que era quando se levantou”.

10 livros sobre educação financeira e investimentos para te inspirar

5. “O que você deveria evitar? Preguiça e falta de confiança. Se você não é confiável, não importa quais sejam suas virtudes. Fazer o que você se comprometeu fielmente a fazer deveria ser uma parte automática de sua conduta”.

6. “A vida terá golpes terríveis, golpes horríveis, golpes injustos. Não importa. Algumas pessoas se recuperam e outras não. Acho que a atitude do [filósofo grego] Epicteto é a melhor. Ele acreditava que cada chance perdida na vida era uma oportunidade de se comportar bem, cada chance perdida era uma oportunidade de aprender alguma coisa, e que seu dever é utilizar o golpe terrível de maneira construtiva. Essa é uma ideia muito boa”.

7. “Os alunos que aprendem finanças corporativas em escolas de negócios aprendem que todo o segredo é a diversificação. Mas a regra exata é o oposto. O investidor  ‘que não sabe nada’ deveria praticar a diversificação, mas isso é uma loucura se você for um especialista. O objetivo do investimento é encontrar situações em que seja seguro não diversificar. Se você investir apenas 20% na oportunidade de uma vida, não estará sendo racional”.

8. “99% dos problemas surgem quando as pessoas são muito otimistas. Portanto, deveríamos ter um sistema onde a contabilidade fosse bem mais conservadora”.

9. “O mercado de ações é duas coisas ao mesmo tempo. É o lugar onde pessoas que estão fazendo investimentos de longo prazo de forma racional vão fazer suas transações, e é o lugar para outro grupo de pessoas apostar em cassinos. São duas coisas completamente diferentes”.

E, aí? O que você achou da matéria? Caso você queira se aprofundar ainda mais em análise de ações, acesse os cursos do Hub de Educação Financeira da B3: