Desenrola

Renegocia: tudo sobre o mutirão para dívidas com bancos e empresas que começa hoje

Programa Renegocia, do Ministério da Justiça, é um complemento do Desenrola. Qualquer pessoa com débitos em atraso pode participar e não há limite de valor ou renda

Dinheiro/reais. Foto: Adobe Stock
O mutirão Renegocia deve ajudar a desafogar muitos tipos de dívida. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Julho já pode ser considerado o mês da renegociação de dívidas no país. Após o início do Desenrola, começou nesta segunda-feira, 24/07, o ‘Renegocia!’.

Nesse mutirão é possível obter melhores condições para pagar débitos com companhias de luz, água, gás, telefone, além do varejo. Essa é a principal diferença em relação à primeira fase do Desenrola, onde só dívidas bancárias podem ser renegociadas.

O programa se encerra no dia 11 de agosto e não há limites de renda ou valor da dívida. Realizado pelo Ministério da Justiça, a iniciativa terá atendimento presencial em 900 Procons, Defensorias e Ministérios Públicos nos 26 estados e no DF. Também é possível fazer as renegociações pelo portal consumidor.gov.br.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirma que além de trazer melhores condições de renegociação, o programa ajuda os brasileiros a recuperarem o crédito. “O crédito é o elemento propulsor para que tenhamos crescimento econômico”.

Para o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a iniciativa também ajuda a prevenir o superendividamento. “Ele acontece quando as pessoas não têm condições de saldar as suas dívidas sem colocar em risco a sua própria sobrevivência. Ele [o programa] servirá para promovermos uma ampla renegociação e para que as pessoas possam reconstruir a sua cidadania”.

O B3 Bora Investir reuniu uma série de perguntas e respostas sobre o programa. Confira!

+ Desenrola Brasil: 12 perguntas e respostas sobre o programa de renegociação de dívidas

O que é o Renegocia!?

É um mutirão de renegociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor e o Ministério da Justiça, em parceria com Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações.

Além de auxiliar os consumidores a negociarem os seus débitos, a iniciativa visa prevenir o superendividamento.

Quem pode participar?

Qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso pode participar do programa Renegocia! Não há limites de renda ou valor dos débitos.

Até quando posso participar do Renegocia?

O mutirão para tirar o nome dos brasileiros da negativação vai até o dia 11 de agosto deste ano.

Onde posso renegociar as dívidas?

Para participar, basta ir de forma presencial aos órgãos de defesa do consumidor presentes nos 26 estados e no Distrito Federal. São eles:

  • Procons;
  • Ministério Público;
  • Defensoria Pública;
  • Associações de defesa do consumidor.

A renegociação também pode ser feita pela internet por meio do portal consumidor.gov.br.

Quais dívidas podem ser negociadas?

O mutirão abrange dívidas de instituições financeiras, empresas de telefonia, água e energia elétrica, entre outros.

Desenrola: veja perguntas e respostas sobre o programa de renegociação de dívidas

Quais dívidas não podem ser negociadas?

Estão excluídas das negociações dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.

Quais documentos preciso ter em mãos para o Renegocia?

É obrigatório levar o seu documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, leve qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.

Como fazer a renegociação pelo Portal do Consumidor? Depois de acessar o consumidor.gov.br, use a sua conta Gov.br prata ou ouro. Em seguida, selecione o credor para formalizar o pedido.

Ao preencher a solicitação, selecione no campo ‘Problema’ a opção ‘Renegociação/parcelamento de dívida’.

Depois, no campo ‘Descrição da Reclamação’, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor enviará uma resposta, que será avaliada pelo consumidor.

Ao longo de todo o período é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

Quais as diferenças do Desenrola Fase 1 e do Renegocia!?

Desenrola (Fase 1)Renegocia!
Dívidas de até R$ 5 milSem valor limite
Apenas débitos bancáriosDívidas bancárias e não bancárias
Renda não pode ultrapassar R$ 20 milSem restrição de renda
Instituições financeiras farão contato com o consumidorAcompanhamento dos órgãos de defesa do consumidor

Aprenda a organizar as suas finanças com este curso gratuito oferecido pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.