Notícias

Economia forte pode exigir nova alta de juros nos EUA, diz presidente do Fed

Jerome Powell disse que resiliência da atividade e do mercado de trabalho podem justificar novos apertos monetários. Para ele, tensão geopolítica é um riscos para a economia global

O presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell
O presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell Foto: reprodução

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quinta-feira, 19/10, que a força da economia dos Estados Unidos e o mercado de trabalho resiliente podem justificar novos aumentos dos juros pelo Banco Central americano.  

“Estamos atentos aos dados recentes que mostram a resiliência do crescimento econômico e da demanda por mão de obra. Evidências adicionais de crescimento persistentemente acima da tendência, ou de que o aperto no mercado de trabalho não está diminuindo, podem colocar em risco o progresso da inflação e justificar um novo aperto da política monetária”.

Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem a taxa de juros?

A declaração foi dada durante o seu discurso num evento do Clube Econômico de Nova York.

Powell também reconheceu que as condições financeiras se tornaram mais restritivas nos últimos meses. No entanto, disse que o BC americano está ciente dos riscos de apertar de forma demasiada ou pouca a política monetária.

“Dadas as incertezas e os riscos, o comitê está procedendo com cuidado”. O presidente do BC insistiu que os membros do Fed vão analisar a “totalidade dos dados” para tomar as decisões.

Inflação no foco

Em relação a inflação, Jerome Powell afirmou que para atingir à meta de 2% é necessário um período de crescimento abaixo da tendência e “um pouco mais de abrandamento nas condições do mercado de trabalho”.

Hawkish ou dovish? Entenda os ‘tons’ da política monetária

“A inflação ainda está demasiadamente elevada e alguns meses de bons dados são apenas o início do que será necessário para criar confiança de que os preços estão em direção ao nosso objetivo.”

Tensões no Oriente Médio

Em relação ao conflito entre Israel e o Hamas – que tem mexido principalmente com a cotação do petróleo – o presidente do Fed disse que as tensões geopolíticas estão “altamente elevadas” e representam riscos importantes para a atividade econômica global.

Powell considerou os ataques a Israel “horríveis, assim como a perspectiva de mais perdas de vidas”.

Confusão

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, precisou ser escoltado para fora da sala de conferência durante o início do seu discurso.

Aos gritos, manifestantes com uma faixa e de braços dados, pediam o “fim do financiamento fóssil”.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar os cursos do Hub de Educação da B3Este é para quem quer aprender a investir em ETFs.