Notícias

Economia forte pode exigir nova alta de juros nos EUA, diz presidente do Fed

Jerome Powell disse que resiliência da atividade e do mercado de trabalho podem justificar novos apertos monetários. Para ele, tensão geopolítica é um riscos para a economia global

O presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell
O presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell Foto: reprodução

Por Redação B3 Bora Investir

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quinta-feira, 19/10, que a força da economia dos Estados Unidos e o mercado de trabalho resiliente podem justificar novos aumentos dos juros pelo Banco Central americano.  

“Estamos atentos aos dados recentes que mostram a resiliência do crescimento econômico e da demanda por mão de obra. Evidências adicionais de crescimento persistentemente acima da tendência, ou de que o aperto no mercado de trabalho não está diminuindo, podem colocar em risco o progresso da inflação e justificar um novo aperto da política monetária”.

Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem a taxa de juros?

A declaração foi dada durante o seu discurso num evento do Clube Econômico de Nova York.

Powell também reconheceu que as condições financeiras se tornaram mais restritivas nos últimos meses. No entanto, disse que o BC americano está ciente dos riscos de apertar de forma demasiada ou pouca a política monetária.

“Dadas as incertezas e os riscos, o comitê está procedendo com cuidado”. O presidente do BC insistiu que os membros do Fed vão analisar a “totalidade dos dados” para tomar as decisões.

Inflação no foco

Em relação a inflação, Jerome Powell afirmou que para atingir à meta de 2% é necessário um período de crescimento abaixo da tendência e “um pouco mais de abrandamento nas condições do mercado de trabalho”.

Hawkish ou dovish? Entenda os ‘tons’ da política monetária

“A inflação ainda está demasiadamente elevada e alguns meses de bons dados são apenas o início do que será necessário para criar confiança de que os preços estão em direção ao nosso objetivo.”

Tensões no Oriente Médio

Em relação ao conflito entre Israel e o Hamas – que tem mexido principalmente com a cotação do petróleo – o presidente do Fed disse que as tensões geopolíticas estão “altamente elevadas” e representam riscos importantes para a atividade econômica global.

Powell considerou os ataques a Israel “horríveis, assim como a perspectiva de mais perdas de vidas”.

Confusão

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, precisou ser escoltado para fora da sala de conferência durante o início do seu discurso.

Aos gritos, manifestantes com uma faixa e de braços dados, pediam o “fim do financiamento fóssil”.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar os cursos do Hub de Educação da B3Este é para quem quer aprender a investir em ETFs.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias