Investir melhor

Hawkish ou dovish? Entenda os ‘tons’ da política monetária

Os bancos centrais controlam o nível dos preços com abordagens agressivas (hawkish), e amenas (dovish).

Fotografia de pomba e águia, símbolos das posturas Hawkish e Dovish da política monetária
A pomba e a águia são os símbolos das posturas hawkish e dovish Foto: Adobe Stock

Por Guilherme Naldis

Os sinais dos bancos centrais do mundo inteiro são interpretados por analistas de cada país. A partir destas sinalizações, investidores e empresários tomarão suas decisões de investimento no mercado financeiro e na economia. Os sinais vindos da autoridade monetária podem ser em direção ao controle mais rigoroso da inflação, através de medidas “hawkish”, ou com atitudes mais amenas quanto ao aumento dos preços, em decisões tidas como “dovish”. 

Os dois termos representam os caminhos distintos que os dirigentes de um banco central podem tomar: a depender do caso, uma política monetária que eleve a taxa básica de juros pode ser o remédio amargo necessário para conter uma inflação galopante. Em outras ocasiões, como de altas taxas de desemprego, reduzir o juro básico pode ajudar no estímulo do consumo da população e gerar mais vagas de trabalho nas empresas que estão em crescimento.

Basicamente, uma tendência hawkish é adotada por um banco central disposto a subir juros e conter a inflação. Já uma postura dovish é para aqueles focados em diminuir os juros e fomentar o consumo. Portanto, as duas estratégias são usadas em momentos econômicos diferentes.

Além de mexer com o quadro macroeconômico, os diferentes “tons” da política monetária também afetam seus investimentos. Bora entender!

Reforma Tributária: conheça os principais pontos da primeira versão da proposta

O que é hawkish e dovish?

Se o touro e o urso são símbolos para as tendências de alta e baixa do mercado, duas aves são responsáveis por simbolizar os rumos da política monetária. Os termos hawkish e dovish derivam de duas palavras da língua inglesa: hawk, que significa falcão, e dove, que significa pombo.

Nesse sentido, se o pombo é o símbolo da paz, o gavião é seu oposto: representa a guerra. A condução da política monetária dovish, portanto, é adequada para os momentos de paz com a inflação. Mas, se ela declarar guerra, é hora das condutas hawkish. 

Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem a taxa de juros?

“A tendência hawkish é associada à guerra por causa de seus efeitos colaterais, como o aumento do desemprego e a diminuição da renda consequentes do combate à inflação”, explica Carla Beni, economista e professora de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Quando o Banco Central alcançar seu objetivo, vai ser a hora de voltar a aquecer os negócios do país e fazer a população gastar mais. E aí, entram em cena as medidas dovish. “As tendências se repetem sucessivamente, com os processos se intercalando, a depender da economia”, afirma. 

O que significa hawkish na economia?

Assim como um falcão mergulha no ar para capturar uma presa no chão, a taxa de juros se eleva para pressionar a inflação para baixo e minimizá-la. Um falcão se alimenta agredindo algo. As decisões hawkish são aquelas que visam conter o ritmo de aumento de preços por meio de medidas que fazem a economia se contrair, ou seja, diminuem o crescimento econômico.

Algumas delas são:

  • Aumentar a taxa básica de juros;
  • Ofertar mais títulos da dívida pública;
  • Exigir maiores porcentuais de depósito compulsório pelos bancos comerciais.

Como as medidas hawkish funcionam?

Os juros básicos determinados pelo Banco Central têm um efeito cascata por toda a economia. No Brasil, por exemplo, a taxa básica de juros é a Selic, que é a referência para todos os juros que forem cobrados no país. Isso quer dizer que se a Selic aumenta, os juros de todo tipo de transação financeira também ficam mais caros, desde os parcelamentos do cartão de crédito até a contratação de dívidas por parte das empresas. Isso faz com que o consumo seja desestimulado, já que fica mais caro comprar a prazo. 

O mesmo acontece quando o banco central determina que os bancos comerciais aumentem suas reservas de capital. Toda instituição financeira que oferte crédito é obrigada a manter um depósito no Banco Central de modo a garantir uma certa segurança. Mas, quando os tempos são de insegurança, o BC exige mais precaução, e os bancos comerciais precisam ceder mais recursos para suas reservas. 

O resultado é que os recursos que poderiam ser emprestados na forma de crédito acabam virando depósito, e a oferta de empréstimo é reduzida. Seus preços, portanto, aumentam, e a atividade econômica diminui, bem como as expectativas de inflação.

O que significa o termo dovish?

Se as políticas hawkish atacam a inflação como um falcão faminto, as dovish se parecem muito mais com uma pomba tranquila. Logo, são menos agressivas e tendem a permanecer no chão. Uma pomba come quietinha, no chão, ciscando. Posturas dovish estimulam o consumo através de medidas expansionistas, isto é, que fomentem a contração de dívidas com taxas mais amenas e estimulem as pessoas a comprarem mais a curto, médio e longo prazo. 

Veja exemplos de políticas dovish:

  • Diminuição da taxa básica de juros;
  • Recompra de títulos da dívida pública; 
  • Impressão de dinheiro. 

Como as políticas dovish funcionam?

O objetivo de uma medida dovish é baratear o dinheiro. A maneira mais clássica é cortando os juros terminais, o que vai favorecer a contratação de empréstimos por parte das empresas, que vão crescer, e das pessoas, que vão consumir mais. É, basicamente, o pensamento contrário ao hawkish.

“Se não há maior preocupação, os BCs podem ser mais tranquilos. Então, eles podem ter posturas mais dovish, ou seja: ser mais sossegados e administrar a economia com mais facilidade”, diz a coordenadora do curso de economia do Insper, Juliana Inhasz.

Outra medida é a injeção de recursos na sociedade com a famosa impressão de dinheiro. Isto fará mais valores circularem na sociedade, o que favorece que mais gente consuma. Contudo, essa política faz com que, por consequência, os preços aumentem, o que não é, necessariamente, ruim neste período. 

Nesta lista também entram os incentivos fiscais à produção, que acontecem quando determinado setor passa a pagar menos impostos. Além deles, também há a recompra de ativos do Tesouro Nacional no open market, o mercado aberto de títulos, plataforma em que se compra ou vende títulos de dívida.

Durante uma política monetária expansiva, o BC adquire os títulos disponíveis no mercado. Desta maneira, inclui esses títulos em seu balanço e injeta mais moeda na economia. Consequentemente, essa moeda será utilizada pelas instituições financeiras para conceder crédito e impulsionar a atividade econômica.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.