Ações

Bull Market e Bear Market: o que são e quando acontecem?

Termos usados no mercado de ações têm relação com as características do touro e do urso

Escultura de um urso e um touro de metal na sede da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha. A obra representa as tendências do mercado e foi esculpida por Reinhard Dachlauer.
Na frente da sede da bolsa de Frankfurt, na Alemanha, um touro representante do mercado ascendente e um urso personificando o viés de baixa se preparam para se enfrentar. Foto: Eva K./ Wikimedia Commons

Por João Paulo dos Santos

Se você está se aprofundando no universo dos investimentos, e principalmente da bolsa, você pode ter ouvido por aí as expressões Bull Market ou Bear Market. Traduzidas literalmente para o português, as expressões significam “mercado touro” e “mercado urso”, respectivamente, e estão relacionadas aos movimentos de alta e baixa do mercado de ações.

Mas afinal, qual a origem dessas expressões? Vem com a gente que o Bora Investir te explica!

O que é Bull Market? Como funciona?

A expressão Bull Market (mercado touro) representa os momentos de tendências de alta das ações. Portanto, ela é usada quando o mercado espera uma sequência de altas dos índices acionários. 

A referência ao animal se dá por conta da forma que o touro ataca suas vítimas: com uma chifrada vinda de baixo para cima. Ou seja, é um movimento ascendente. Ilustrando a performance do mercado. 

+ Dicionário do investidor da Bolsa de Valores: termos essenciais

Um bom exemplo para entender como funciona o Bull Market é lembrar da lei da oferta e demanda. Se o mercado está otimista, mais pessoas querem comprar ações e, consequentemente, o preço dos papéis sobem.

No mundo dos investimentos se dá bem quem consegue decifrar o ‘timing perfeito’ do touro antes dele aparecer. O ideal é comprar os ativos mais baratos durante o período de baixa e lucrar com a venda deles no momento de alta.

O que é Bear market?

Já o Bear Market (mercado urso) se trata do movimento inverso: acontece quando o mercado espera uma tendência de baixas. Quando há um pessimismo em relação à economia, os preços das ações caem.

A relação do movimento com o urso também está relacionada ao modo do ataque do animal. O urso dá sua patada de cima para baixo, fazendo um movimento descendente e derrubando o seu oponente.

+ Quais são as etapas do pregão da B3?

No momento de Bear Market, mais investidores buscam vender suas ações. Por isso acontece o inverso do exemplo de lei de oferta e demanda citado acima.

Quem opta por investir nestes momentos pode obter lucros no futuro, pois os ativos costumam estar com preços abaixo do esperado. Assim, quando a economia se recuperar, a tendência é que o valor do papel suba, valorizando o investimento.

Para saber ainda mais sobre o universo da bolsa de valores e dos investimentos? Confira o Hub de Educação da B3, com diversos cursos gratuitos.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias