Empresas

Giovanna Antonelli: “Hoje meu trabalho é para as mulheres porque elas me inspiram”

Ao B3 Convida, Giovanna Antonelli fala sobre sua empresa, a GiOlaser, sua relação com dinheiro e mais

Giovanna Antonelli. Foto: Divulgação B3
Atriz e empresária, Antonelli se diz apaixonada pelo que faz. Foto: Divulgação B3

Por João Paulo dos Santos

Conhecida por todo Brasil por seus mais de 30 anos de carreira como atriz, Giovanna Antonelli não atua apenas na frente das câmeras. Também empresária, Antonelli diversifica seus negócios, com destaque para a GiOlaser, sua empresa de estética e beleza, que hoje já conta com mais de 345 unidades pelo Brasil.

Ao B3 Convida, ela falou sobre como gere suas múltiplas frentes de trabalho, sua relação com o dinheiro e a inspiração para entrar no mundo dos negócios: as mulheres. “Quando eu comecei na minha carreira de atriz, eu percebi que eu tinha uma ligação muito forte com mulheres porque elas me inspiram. É através delas que eu faço minhas personagens saírem do papel. Então, hoje meu trabalho é para as mulheres que me inspiram e essa é uma troca de inspiração”.

Assista ao B3 Convida com Giovanna Antonelli:

Antonelli lembra que quando era adolescente tinha muitos pêlos corporais, e isso era uma grande questão para ela. A característica a fazia depender sempre de depilação, o que a incomodava e atrapalhava seus planos e autoestima.

“Na época a depilação a laser tinha acabado de chegar no Brasil e não era algo acessível. Nisso, uma amiga me deu de presente, e isso mudou minha relação com a estética. Curou a minha dor e saí com o pensamento de que precisava de alguma forma fazer aquilo se tornar algo popular”, relatou.

Anos depois, quando foi instigada por amigos a abrir um negócio, esse sentimento a inspirou a começar a GiOlaser. “Eu pensava que se fosse para acontecer, tinha que ser com algo que contasse a minha história e tivesse relação comigo”.

A atriz e empresária afirma que a sua meta é empoderar as mulheres para que elas possam alcançar seus sonhos melhorando a autoestima delas. “A potência feminina é tão grande, que o não acreditar em si mesma pode prejudicar o talento que tem para botar para fora. Então, o que eu mais gosto de fazer é empoderar mulheres. Poder potencializar essas pessoas para mim é um grande objetivo”.

Confira outros tópicos da conversa com Giovanna Antonelli:

Como se manter motivada nos objetivos

“Sou apaixonada pelo que eu faço, e acho que 50% do quanto a gente é bem-sucedido na vida resultada da nossa forma de se manter apaixonado. É difícil? Para caramba, mas a gente tem que ir mudando nossos gatilhos e promovendo esse movimento de ver a vida como criança, sempre como novidade. A rotina pode se tornar chata, então se vc consegue se reapaixonar, mesmo que seja pelas mesmas coisas, mas de forma diferente, isso dá energia.”

Caminho para o sucesso: disciplina ou talento?

“Entre disciplina e talento, acho que o mais importante ainda é a disciplina, porque ela traz uma responsabilidade grande. Eu tenho um comprometimento com meu trabalho, com meu profissional, que não tenho comigo, na vida pessoal. O esforço, o trabalho, o comprometimento podem fazer as coisas acontecerem. Quando eu comecei a empreender, não sabia nada, mas busquei aprender. Tenho muito o que aprender, mas tenho a vontade e a garra para fazer dar certo. 

Empreender é arriscar, óbvio que nunca queremos perder, mas na vida nós vamos. A vida é isso, errar, acertar, aprender e errar de novo, para acertar depois… não nascemos prontos. Mas, particularmente, eu odeio pensar no ‘se’ — se eu tivesse feito, se eu tivesse tentado. Então, sempre busco realizar, pesando os riscos e analisando as consequências”.

+ Boca Rosa: demorei a entender que o dinheiro não era um vilão

Como Giovanna Antonelli gerencia os negócios

“Eu jamais gostaria de ser autossuficiente, porque ninguém faz sucesso sozinho. Nos negócios você está sempre reunido com pessoas de diferentes expertises, o que eu não tenho o outro tem de sobra, então é uma troca o tempo todo.

Eu sou bem-sucedida na minha carreira de atriz, mas hoje eu abri um ramo na minha vida onde eu gero emprego no meu país. De uma certa forma, mesmo que menor, eu faço a minha economia girar também. Contribuir com isso me deixa em êxtase, de poder fazer a diferença”.

Sua relação com o dinheiro

“Sou super conservadora, zero gastadeira, até porque vim de um lugar muito difícil. O sonho da minha vida era ganhar uma boneca Barbie, e eu fui ganhar com 15 anos de idade, porque comecei a trabalhar com 13 anos. 

Eu cresci uma pessoa não consumista, porque eu valorizo muito o que eu me esforço para ganhar. Quando ganhei meu primeiro salário fui promovida a ajudar nas contas dentro de casa, com 16 comecei a pagar a minha escola e com 18 comprei meu primeiro carro.

Quando o assunto é dinheiro, primeiro vem a consciência, a responsabilidade que ele traz. O dinheiro tem que ser um exemplo, o desperdício tem que ser visto. Eu educo meus filhos desta forma, conscientizando-os”.

Mensagem para mulheres empreendedoras

“Tire o sonho do papel e comece. Comece se empoderando da fala, das vendas, das redes sociais, e conheça suas habilidades. Siga sempre buscando conhecimento para melhorar”. 

Por fim, Giovanna Antonelli ainda afirmou que fazer o IPO da GiOlaser é um plano, e prometeu que voltará ao B3 Convida para falar mais disso no futuro.

Gostou da entrevista? Esta com a influenciadora Bianca Andrade, a Boca Rosa, pode te inspirar também:

+ Boca Rosa: demorei a entender que o dinheiro não era um vilão 

Para começar a investir e aprender tudo sobre economia e finanças, confira os outros conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.