ESG

Investimentos de impacto positivo: o que são e como funcionam

Interesse por ativos que se preocupam e têm impacto positivo na sociedade vêm crescendo no mercado

Investimentos de impacto. Foto: Adobe Stock
No investimento de impacto, os investidores sabem que impacto social ou ambiental positivo querem gerar a partir do aporte do capital. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

A busca por investimentos que não estão alheios aos anseios da sociedade é cada vez maior entre os investidores. Ativos que se preocupam e causam impacto positivo em questões sociais e ambientais chamam mais atenção atualmente e devem aumentar ainda mais no futuro.

Uma pesquisa do Morgan Stanley Institute for Sustainable Investing mostra que 99% dos millenials (geração que nasceu entre 1981 e 1999) têm interesse em investimentos sustentáveis. Também entre os entrevistados, 88% buscam investimentos relacionados às questões climáticas e 59% já estão alocados em investimentos sustentáveis.

Dentre os novos diversos conceitos, um que se destaca é o de “Investimentos de impacto positivo”. Mas o que, afinal, ele quer realmente dizer? Vem que a gente te explica!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.