Notícias

Ibovespa fecha próximo da estabilidade com protestos na China e ‘Black Friday’ ruim

O pregão desta segunda teve liquidez reduzida por conta do segundo jogo da Seleção brasileira na Copa do Mundo

A Bolsa do Brasil (B3) encerrou o primeiro pregão da semana próximo da estabilidade com os investidores de olho na tentativa de aprovação da PEC da Transição e nos crescentes protestos contra a política de ‘covid zero’ na China. O segundo jogo da Seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, contra a Suíça, levou o pregão a ter liquidez reduzida. As maiores quedas no índice ficaram com os papéis das varejistas líderes no mercado on-line diante de uma Black Friday abaixo do esperado.

O Ibovespa fechou em leve queda de 0,18%, aos 108.782 pontos. A maior baixa ficou com as ações ordinárias da Americanas (AMER3) com queda de 9,32%; seguida da Via (VIIA3) com perdas de 7,14%. Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) também encerraram no negativo: -3,22%. O dólar comercial encerrou cotado a R$ 5,36, queda de 0,85%.

PEC da Transição

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou nesta segunda-feira, 28/11, a Brasília para liderar as negociações com o Congresso Nacional da PEC da Transição. A proposta prevê gastos extras de R$ 198 bilhões em 2023 fora do teto de gastos para pagar o Bolsa Família.

As especulações a respeito da formação da equipe econômica do novo governo também estão no radar dos investidores.

Protestos na China

As cidades chinesas registram protestos, desde o fim de semana, devido a volta dos isolamentos por conta da covid. As manifestações acontecem principalmente em Pequim, Xangai e Wuhan e se intensificaram após o governo chinês anunciar um possível relaxamento das políticas de ‘covid zero’ – frustradas pelo aumento de casos de coronavírus na segunda maior economia do mundo.

Black Friday

As vendas na Black Friday não foram como o varejo esperava, segundo dados de duas importantes empresas que medem o desempenho do varejo digital. A Confi Neotrust, em parceria com a ClearSale, divulgou dados que mostram queda de 28% nas vendas na sexta-feira passada na comparação com 2021. A NielsenIQ|Ebit registrou queda de 1% até o dia 25 de novembro em relação ao mesmo período do ano passado.