Notícias

Ibovespa fecha próximo da estabilidade com protestos na China e ‘Black Friday’ ruim

O pregão desta segunda teve liquidez reduzida por conta do segundo jogo da Seleção brasileira na Copa do Mundo

Números das ações mostrados em uma tela
O Ibovespa fechou em leve queda de 0,18%, aos 108.782 pontos. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) encerrou o primeiro pregão da semana próximo da estabilidade com os investidores de olho na tentativa de aprovação da PEC da Transição e nos crescentes protestos contra a política de ‘covid zero’ na China. O segundo jogo da Seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, contra a Suíça, levou o pregão a ter liquidez reduzida. As maiores quedas no índice ficaram com os papéis das varejistas líderes no mercado on-line diante de uma Black Friday abaixo do esperado.

O Ibovespa fechou em leve queda de 0,18%, aos 108.782 pontos. A maior baixa ficou com as ações ordinárias da Americanas (AMER3) com queda de 9,32%; seguida da Via (VIIA3) com perdas de 7,14%. Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) também encerraram no negativo: -3,22%. O dólar comercial encerrou cotado a R$ 5,36, queda de 0,85%.

PEC da Transição

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou nesta segunda-feira, 28/11, a Brasília para liderar as negociações com o Congresso Nacional da PEC da Transição. A proposta prevê gastos extras de R$ 198 bilhões em 2023 fora do teto de gastos para pagar o Bolsa Família.

As especulações a respeito da formação da equipe econômica do novo governo também estão no radar dos investidores.

Protestos na China

As cidades chinesas registram protestos, desde o fim de semana, devido a volta dos isolamentos por conta da covid. As manifestações acontecem principalmente em Pequim, Xangai e Wuhan e se intensificaram após o governo chinês anunciar um possível relaxamento das políticas de ‘covid zero’ – frustradas pelo aumento de casos de coronavírus na segunda maior economia do mundo.

Black Friday

As vendas na Black Friday não foram como o varejo esperava, segundo dados de duas importantes empresas que medem o desempenho do varejo digital. A Confi Neotrust, em parceria com a ClearSale, divulgou dados que mostram queda de 28% nas vendas na sexta-feira passada na comparação com 2021. A NielsenIQ|Ebit registrou queda de 1% até o dia 25 de novembro em relação ao mesmo período do ano passado.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias