Notícias

Imposto de Renda 2023: veja qual é o prazo de entrega das declarações

Período de entrega das declarações acontecerá de 15 de março a 31 de maio a partir deste ano

Leão, figura representativa do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda é a devolução de uma parcela do imposto pago a mais pelo contribuinte durante o ano

Por Marília Almeida

A Receita Federal informou nesta terça-feira, 14, que o período de entrega das declarações do Imposto de Renda acontecerá no período de 15 de março a 31 de maio.

A alteração tem como objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usar a declaração pré-preenchida.

A funcionalidade da Receita importa automaticamente informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de empresas, imobiliárias ou serviços médicos.

+ Como declarar os investimentos no Imposto de Renda?

+ Como declarar aluguéis e imóveis no Imposto de Renda?

Para o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, a declaração pré-preenchida evita erros e dá mais comodidade para o contribuinte.

“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela função chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados”.

Para mais conteúdo sobre educação financeira, acesse o Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.