Imposto de renda

3° lote da restituição do Imposto de Renda sai hoje; veja como consultar

O pagamento dos valores do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será feito até 31 de julho

Doação restituição. Foto: Adobe Stock
A restituição é uma espécie de "acerto de contas" da Receita com o contribuinte. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A partir das 10h desta segunda-feira, 24/07, será possível consultar o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Segundo o Leão, mais de 5,6 milhões de contribuintes receberão uma somatória de R$ 7,5 bilhões. 

A data prevista para o pagamento das restituições é 31/07. Veja, abaixo, como consultar o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda.

Quem receberá? 

Serão beneficiados os idosos acima de 80 anos, que incluem 16.536 pessoas. Depois, os entre 60 e 79 anos, que totalizam 95.047 contribuintes. A outra parcela que receberá sua restituição é composta por 9.740 pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental ou que enfrentam alguma moléstia grave.

Não recebi minha restituição do Imposto de Renda. O que devo fazer?

Além deles, os 30.700 contribuintes que têm o magistério como principal fonte de renda também serão beneficiados com a restituição. Outro grupo beneficiado é o das 3.879.049 pessoas que ganharam prioridade ao fazer a declaração pré-preenchida ou que escolheram a restituição via Pix. 

A última faixa é a dos 1.600.964 de contribuintes que entregaram suas declarações até 23/03, mas que não tinham nenhuma prioridade

Como consultar o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda?

A consulta pode ser realizada na seção “Meu Imposto de Renda“. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.

Também é possível realizar uma consulta detalhada da situação da declaração e verificar se há alguma pendência. Nesse caso, é necessário acessar o extrato de processamento no e-CAC, que permite visualizar as pendências encontradas, caso existam, e fazer as correções necessárias.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

O pagamento das restituições será feito em 31 de julho, na conta bancária informada ao final da declaração. Se, por alguma razão, o valor não cair, será preciso reagendar a transferência neste link.

Também será possível entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001, para capitais, ou o 0800-729-0001 para as demais localidades. O telefone 0800-729-0088 é exclusivo para deficientes auditivos.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias