Notícias

Lula diz que Campos Neto ‘joga contra a economia’ após BC manter juros em 13,75%

Presidente afirmou, em agenda na Itália, que ‘sociedade brasileira’ está brigando com o BC. Selic foi mantida pela sétima vez consecutiva no maior patamar em seis anos e meio

Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira, 22/06, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. Lula acusou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de “jogar contra os interesses da economia brasileira”.

A declaração foi dada no último dia da visita do presidente à Itália. Ao ser questionado se há um “boicote” do BC à política econômica do governo, Lula afirmou que ele e a sociedade brasileira estão descontentes com a taxa nessa patamar.

“Não se trata de o governo ficar brigando com o BC. Quem está brigando com o BC é a sociedade brasileira. A Confederação Nacional das Indústrias, a Federação das Indústrias de São Paulo, os maiores varejistas e os pequenos e médios empreendedores estão brigando com a taxa de juros. As pessoas que precisam de crédito para tocar a economia estão brigando com a taxa de juros”, afirmou.

Os membros do Copom não deram uma sinalização clara se haverá cortes na taxa de juros a partir de agosto, como espera o mercado financeiro. “É irracional o que está acontecendo no Brasil. Você tem uma taxa de juros de 13,75% com uma inflação de 5% [ao ano]”, disse o presidente.

Autonomia do BC e crédito

Lula voltou a criticar a lei de autonomia do Banco Central, sancionada em fevereiro de 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro. Disse que passou a cobrar os senadores para que verifiquem se Campos Neto está cumprindo a legislação.

“Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável de por quê a taxa de juros está em 13,75%”.

Em relação ao crédito, o presidente disse que “não é possível tomar dinheiro emprestado para pagar 14% ao ano, às vezes 18% ao ano”.

Lula na Europa

O presidente Lula está em viagem a Europa, onde já se encontrou com o Papa Francisco e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Hoje o brasileiro desembarcou na França, onde se reúne com o presidente do país, Emmanuel Macron na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. O objetivo do encontro é repensar a arquitetura do sistema financeiro global para reduzir a desigualdade e fazer frente à crise climática.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias