Notícias

Quem são os quatro economistas da equipe de transição do governo Lula

Escolha de Arida, Lara Resende (imagem), Barbosa e Mello agrada mercado, mas analistas acreditam que nome para comandar o Ministério da Fazenda não sai dessa lista

André Lara Resende
Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp

Os economistas André Lara ResendeNelson BarbosaGuilherme Mello e Pérsio Arida foram confirmados como integrantes da área econômica da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) nesta terça-feira. Ele rechaçou que os quatro tenham entendimentos opostos sobre os caminhos a serem percorridos para o desenvolvimento do país.

“Os economistas do grupo de transição não têm visões opostas e, sim, complementares. São quatro grandes economistas, com larga experiência”, declarou Alckmin. O vice-presidente eleito disse também que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega vai integrar a equipe de transição, mas sua área de atuação não foi informada.

O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, analisou o perfil dos escolhidos pela equipe de transição e avaliou que os quatro nomes são excelentes e fazem um time bastante equilibrado para o governo.

“O Lara Resende e o Pérsio Arida são conhecidos como pais do plano Real. O Pérsio com uma inclinação mais liberal. O Lara Resende, recentemente migrou para uma visão favorecendo o investimento público. Um pouco crítico à política de juros elevados para o controle da inflação. Tem um economista tradicionalmente Unicamp, que é o Guilherme Melo. E o Nelson Barbosa, que foi ministro no governo Dilma [Fazenda e Planejamento]. Ele é professor da FGV, muito experiente em questões práticas de governo”.

Para o economista-chefe da Infinity Asset, ao convidar nomes de diferentes vertentes da economia, o governo eleito tentou buscar uma pluralidade de ideias. Apesar de que para Jason Vieira, desses economistas não deve sair um nome para o Ministério da Fazenda.

“Da equipe de transição eu acredito que não vai sair efetivamente o nome de um ministro. Mas ao mesmo tempo eu vejo uma percepção de que se tentou fazer uma coisa plural, para chamar a atenção do mercado, mas não ainda não tem resultado”.

Desafios da equipe de transição

A principal dificuldade da equipe de transição tem sido as discussões sobre como abrir espaço no orçamento para cumprir as promessas da campanha de Lula. A prioridade agora tem sido garantir o pagamento do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil, de R$ 600 em 2023. Além do adicional de R$ 150 para famílias com crianças com menos de seis anos.

 A equipe de transição avalia a apresentação de uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição – para viabilizar os gastos extras, além de remanejar emendas de relator e o uso de créditos extraordinários.

“O importante é o balizamento para garantir a questão social e, por outro lado, ter uma agenda de competitividade”, disse o vice-presidente eleito.

Reuniões hoje

O presidente eleito se reuniu nesta quarta-feira pela manhã com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O vice-presidente eleito também participou. Mais tarde, Lula e Alckmin se encontram com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também estão programadas visitas ao STF e ao TSE.

Quem são os economistas da equipe de transição

ANDRÉ LARA RESENDE

Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp

Um dos fundadores do Plano Real, foi presidente do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e assessorou a campanha da então candidata da Rede à Presidência Marina Silva em 2018. Ele declarou voto em Lula no primeiro turno das eleições presidenciais.

PÉRSIO ARIDA

Persio Arida
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Também é um dos pais do Plano Real. Ex-presidente do BNDES e do Banco Central no governo FHC, Pérsio também declarou voto em Lula.

GUILHERME MELLO

Guilherme Mello
Imagem: Alessandro Dantas/Flickr PT no Senado

Professor da Unicamp, foi um dos principais porta-vozes da campanha de Lula na área econômica. Ele integra a Fundação Perseu Abramo.

NELSON BARBOSA

Nelson Barbosa
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foi ministro do Planejamento e da Fazenda no governo de Dilma Rousseff (PT). Também foi Secretário de Política Econômica e Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda no segundo governo Lula.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.