Notícias

Mercado financeiro hoje: ambiente mais tranquilo após a ofensiva dos Três Poderes

IPCA de dezembro e discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, estão no radar dos investidores hoje

Imagem do plenário do Senado Federal, com painel de votação e carpete azul
O Congresso Nacional Nacional é dividido em duas Casas: ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta terça, 10/01, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro é o destaque da agenda econômica brasileira que traz ainda uma sessão deliberativa extraordinária no Senado, às 11 horas. Nela estará em votação o decreto de intervenção na segurança do Distrito Federal editado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lá fora, as atenções ficam no presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, que participa de simpósio do BC da Suécia (Riksbank) com outros chefes de autoridades monetárias de outros países. Também falam hoje no evento do BC sueco presidentes de outros grandes BCs, como da Inglaterra (BoE) e do Japão (BoJ), e autoridades do Banco Central Europeu (BCE).

Mercado externo e interno

A cautela predomina no exterior, com investidores à espera do discurso de Powell após dirigentes regionais do Fed terem feito declarações consideradas favoráveis ao aperto monetário. Há pouco, os futuros de Nova York e bolsas europeias estavam em leve queda.

Por aqui, a falta de tração no exterior pode influenciar o apetite por ativos locais, embora o ambiente mais tranquilo após a ofensiva dura dos Três Poderes contra os atos de domingo possa sustentar um dia positivo nos mercados.

Para o IPCA, economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa para o índice neste ano de 5,31% para 5,36%. Essa é a quarta alta consecutiva do indicador medido pelo primeiro boletim Focus de 2023.

Impacto na economia

Apesar dos ataques em Brasília terem sido avaliados de forma negativa pelos investidores, não há receios de impactos na economia brasileira. A resposta rápida do governo brasileiro também ajudou a aliviar as preocupações.

,Tanto que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reafirmou ontem que esta semana haverá reunião da Junta Orçamentária e anúncio de medidas econômicas. E o presidente Lula reafirmou ontem que o governo não dará trégua até descobrir os responsáveis pelos atos de grupos radicais ontem em Brasília.

“Tem quase 1.500 pessoas presas, vão ficar presas até terminar inquérito.(…) Queremos saber quem pagou, quem financiou, quem custeou, quem pagou para essas pessoas ficarem tanto tempo esses acampamentos não iriam durar sem gente para financiar”, disse o presidente.

Ibovespa fecha em leve alta

Ontem, a Bolsa do Brasil (B3) teve um dia de volatilidade diante da repercussão dos atos antidemocráticos em Brasília.

O Ibovespa encerrou em alta de 0,15% aos 109.129 pontos. Os maiores avanços foram das empresas ligadas a economia local. As ações ordinárias das lojas Americanas (AMER3) subiram 6,34% e da CVC Turismo (CVCB3) alta de 4,98%. Os papeis preferenciais da companhia aérea GOL (GOLL4) avançaram 3,94%.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.