Notícias

O que é o Relatório Focus e para que serve?

Boletim emitido pelo Banco Central do Brasil toda segunda mostra expectativas para inflação e juros – que mexem com seus investimentos

Letreiro no prédio-sede do Banco Central do Brasil, em Brasília
Na Pesquisa Focus, o Banco Central traz as expectativas do mercado para os principais indicadores. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Acompanhar a macroeconomia é uma rotina que deve fazer parte da vida dos investidores, e um mecanismo que auxilia nisso é o Relatório Focus. Divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC) toda segunda-feira, às 8h30, apresenta o resumo das expectativas dos principais agentes do mercado financeiro para diversos indicadores importantes para a economia brasileira.

Também conhecido como Boletim Focus, o relatório é formulado a partir de pesquisas junto a bancos, consultorias, corretoras, universidades e distribuidoras para apresentar projeções da inflação, PIB, juros e câmbio do país.

Nesta segunda-feira (29), por exemplo, os economistas ouvidos pelo Banco Central se mostraram mais otimistas com o crescimento do PIB – revisaram a previsão de 2,02% para 2,10%. A previsão para a inflação em 2023 voltou a cair – de 6,82% para 6,70%. Com uma perspectiva de inflação mais baixa, os economistas também preveem juros menores do que os atuais em 2023, em 11%.

Quais informações o Relatório Focus traz?

O relatório apresenta as medianas (valor do meio em uma lista de dados) das expectativas dos economistas para vários aspectos no final do ano e nos três anos seguintes.

Principais índices que medem a economia de uma país: 

Também há perspectivas para os preços administrados (como energia e gás), a balança comercial (a diferença entre exportações e importações), o investimento direto no país, a dívida líquida do setor público, os resultados primário e nominal do governo (antes e depois do pagamento da dívida, respectivamente).

Quer saber mais sobre finanças e investimentos? Confira cursos gratuitos no hub da B3

Para que serve o Relatório Focus?

Além de mostrar a expectativa do mercado para os diversos indicadores citados, e assim para a economia do Brasil, o relatório também auxilia os diversos setores do país e seus habitantes a entenderem os rumos econômicos – e a tomar decisões melhores diante dos cenários.

A Focus afeta o dia a dia. Se há expectativa de retração do PIB, por exemplo, é de se esperar que a taxa de desemprego aumente, o que pode influenciar você a adiar um pedido de demissão. Se a inflação tende a subir ainda mais, vale revisar seus gastos para garantir que vá conseguir arcar com custos maiores num horizonte próximo.

A pesquisa também é importante para os investidores. O Boletim Focus traz dados que podem auxiliar na revisão da carteira de investimentos atual ou na aplicação dos novos recursos. Se a expectativa é de uma queda na taxa Selic até o fim do ano, por exemplo, pode haver mais espaço para investimentos de renda variável. Se, por outro lado, a chance é de alta, pode ser interessante rever a decisão de entrar num financiamento imobiliário, já que os juros devem ficar maiores. Uma perspectiva de valorização do dólar até o fim do ano pode incentivar a aplicação em fundos cambiais. E uma estimativa de alta da inflação pode fazer o investidor avaliar a compra de títulos atrelados ao IPCA para proteger o patrimônio.

O Relatório Focus é disponibilizado semanalmente e pode ser visualizado no site do Banco Central. Os veículos de informação financeira também costumam noticiar as variações semanais de expectativas e, agora, você vai entender muito melhor esse noticiário!

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias