Notícias

Mercado Financeiro Hoje e Morning Call Safra: radar estará nos índices externos

Consumo na Zona do Euro, Livro Bege do Fed, vendas no varejo do Reino Unido e China devem apontar perspectivas econômicas futuras

Bandeira da China no mastro em frente a um prédio.
Na Ásia, o destaque fica por conta do 20° Congresso do Partido Comunista da China. Foto: Adobe Stock

A agenda do Mercado Financeiro desta semana estará mais concentrada no exterior à espera da divulgação do índice de preços ao consumidor da zona do euro (CPI), o Livro Bege do Federal Reserve, sumário sobre as condições econômicas nos doze distritos em que a entidade está presente, e vendas no varejo do Reino Unido. De maneiras diferentes, os indicadores apontam perspectivas econômicas futuras e contribuem para que o mercado balize suas decisões.

No mesmo período também sairão uma série de balanços empresariais americanos, como o Bank of American, Goldman Sachs, Alcoa e American Express.

Na Ásia, o destaque fica por conta do 20° Congresso do Partido Comunista da China, evento que ocorre a cada cinco anos e estabelece os próximos passos da política no país. Por conta do evento, o Escritório Nacional de Estatísticas atrasou a divulgação de dados como o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, produção industrial e vendas no varejo de setembro, entre outros dados.

Mercado interno

Nesta segunda (17), o mercado repercute o debate entre os dois candidatos a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), realizado ontem na TV Bandeirantes, ainda que o evento não deva pesar nos negócios. A expectativa é que o clima mais favorável no ambiente externo dê fôlego ao Ibovespa e favoreça o real ante o dólar, enquanto os juros futuros podem oscilar perto da estabilidade.

Ainda no Brasil, o Boletim Focus divulgado nesta manhã mostrou melhora marginal da estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. A projeção para a alta do PIB em 2022 passou de 2,70% para 2,71%, contra 2,65% há um mês. Já a estimativa para a expansão do PIB em 2023 cresceu de 0,54% para 0,59%, ante 0,50% um mês antes.

O Morning Call Safra explica o efeito negativo de empresas de commodities no Ibovespa no último pregão e a divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB.

Abertura: Ibovespa sobe 0,53% aos 112.663,07 pontos

Fechamento: Ibovespa em alta de 1,38% a 113.623,98 pontos

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.