Mercado

Ibovespa fecha em alta após redução de expectativas sobre aumentos de juros nos EUA

Principal índice da bolsa registrou ganhos de 0,41% e encerrou a sessão aos 107.592 pontos

Gráfico de barrar em um terminal de análise financeira
IPCA-15 desacelerou para 0,51% em maio – após 0,57% em abril, abaixo da mediana de projeções coletadas pelo Investing.com de 0,64%

O Ibovespa, principal índice da Bolsa do Brasil (B3), encerrou o pregão desta quinta-feira, 23/02, em alta de 0,41%, aos 107.592 pontos.

O início da sessão do primeiro pregão completo após o feriado do Carnaval foi marcado por ganhos progressivos entre a manhã e o início da tarde. Em sua máxima, o índice chegou a operar em alta de 1,41%, ante a expectativa do novo arcabouço fiscal prometido para março.

Mas o bom humor local não foi suficiente para blindar a bolsa brasileira contra o pessimismo das bolsas americanas, que passaram a cair durante a tarde após a divulgação de dados econômicos da Europa. Contudo, dados do PIB americano mais fraco afastaram as preocupações sobre um maior aumento dos juros no país. Como consequência, Wall Street passou a subir e levou o Ibovespa consigo.

Ao fim do pregão, a alta se intensificou com a valorização do barril de petróleo, que puxou as ações da Petrobras e outras companhias do setor. Os contratos futuros para abril do petróleo tipo Brent, usado como referência global, avançaram cerca de 2% hoje, encerrando a sessão a US$ 82,21 por barril. O movimento decorre, em parte, da informação de que a Rússia planeja reduzir em março suas exportações pelos portos ocidentais em até 25%. O efeito elevaria os preços do óleo, numa tentativa de retaliação.

Como investir em commodities? Aprenda a aplicar na bolsa

Mercado externo

Os principais índices de Wall Street passaram a sessão alternando entre altas e baixas. As especulações acerca dos próximos passos do Federal Reserve, o banco central dos EUA, e as incertezas sobre a trajetória do crescimento do país impediram que os mercados assumissem uma tendência clara.

Mas dados sobre PIB e inflação local, além de discursos de dirigentes do Fed, animaram os investidores, já que apontam para uma menor necessidade de aumento de juros. O índice S&P 500 encerrou o dia em valorização de 0,54%. O Dow Jones, em movimento similar, terminou a sessão com ganhos de 0,33%. Já o Nasdaq fechou em alta de 0,72%.

A redução de expectativa sobre novas altas de juro desvalorizaram o dólar ante outras moedas, como o real. A divisa americana encerrou a sessão cotada a R$ 5,13.

Para saber mais sobre educação financeira, mercado e economia, acesse o Hub de Educação Financeira da B3.