Mercado

Ibovespa fecha em alta após redução de expectativas sobre aumentos de juros nos EUA

Principal índice da bolsa registrou ganhos de 0,41% e encerrou a sessão aos 107.592 pontos

Gráfico de barrar em um terminal de análise financeira
IPCA-15 desacelerou para 0,51% em maio – após 0,57% em abril, abaixo da mediana de projeções coletadas pelo Investing.com de 0,64%

Por Redação B3 Bora Investir

O Ibovespa, principal índice da Bolsa do Brasil (B3), encerrou o pregão desta quinta-feira, 23/02, em alta de 0,41%, aos 107.592 pontos.

O início da sessão do primeiro pregão completo após o feriado do Carnaval foi marcado por ganhos progressivos entre a manhã e o início da tarde. Em sua máxima, o índice chegou a operar em alta de 1,41%, ante a expectativa do novo arcabouço fiscal prometido para março.

Mas o bom humor local não foi suficiente para blindar a bolsa brasileira contra o pessimismo das bolsas americanas, que passaram a cair durante a tarde após a divulgação de dados econômicos da Europa. Contudo, dados do PIB americano mais fraco afastaram as preocupações sobre um maior aumento dos juros no país. Como consequência, Wall Street passou a subir e levou o Ibovespa consigo.

Ao fim do pregão, a alta se intensificou com a valorização do barril de petróleo, que puxou as ações da Petrobras e outras companhias do setor. Os contratos futuros para abril do petróleo tipo Brent, usado como referência global, avançaram cerca de 2% hoje, encerrando a sessão a US$ 82,21 por barril. O movimento decorre, em parte, da informação de que a Rússia planeja reduzir em março suas exportações pelos portos ocidentais em até 25%. O efeito elevaria os preços do óleo, numa tentativa de retaliação.

Como investir em commodities? Aprenda a aplicar na bolsa

Mercado externo

Os principais índices de Wall Street passaram a sessão alternando entre altas e baixas. As especulações acerca dos próximos passos do Federal Reserve, o banco central dos EUA, e as incertezas sobre a trajetória do crescimento do país impediram que os mercados assumissem uma tendência clara.

Mas dados sobre PIB e inflação local, além de discursos de dirigentes do Fed, animaram os investidores, já que apontam para uma menor necessidade de aumento de juros. O índice S&P 500 encerrou o dia em valorização de 0,54%. O Dow Jones, em movimento similar, terminou a sessão com ganhos de 0,33%. Já o Nasdaq fechou em alta de 0,72%.

A redução de expectativa sobre novas altas de juro desvalorizaram o dólar ante outras moedas, como o real. A divisa americana encerrou a sessão cotada a R$ 5,13.

Para saber mais sobre educação financeira, mercado e economia, acesse o Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias