Mercado

Ibovespa fecha em queda com inflação e política em foco; dólar cai

Investidores repercutem IPCA-15 abaixo das expectativas e incerteza sobre juros

Ibovespa fechou em queda no pregão desta quarta-feira (25), marcado por incertezas com notícias sobre inflação e juros. Agentes olharam para dados como o IPCA-15 de abril enquanto tentam reunir informações para se antecipar ao corte da Selic , que nem o presidente do Banco Central sabe quando virá, conforme declarou ontem Roberto Campos Neto.

A bolsa brasileira caiu 0,88% hoje, aos 102.312 pontos. Já o dólar interrompeu sequência de valorização ante o real e fechou em leve queda de 0,14%, negociado a R$ 5,0572. A moeda norte-americana acumula queda de 0,02% na semana.

Investidores repercutiram o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) de abril, que ficou em 0,57%, resultado levemente abaixo da mediana de 34 projeções colhidas pelo Valor Data, de alta de 0,60% no mês. Em março, a taxa ficou em 0,69%.

Mesmo assim, ainda há muita incerteza sobre os juros no Brasil. Ontem, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse não saber quando a Selic fica menor, mesmo com o governo pressionando por um corte na taxa básica de juros.

Também nesta terça-feira, Fernando Haddad teve sua primeira derrota no Congresso. A Câmara dos Deputados impediu a redução de subsídios tributários para o setor de eventos e turismo. A ideia do governo era limitar o benefício e antecipar seu fim para aumentar a arrecadação.

Ainda na política, agentes monitoram a CPI mista dos ataques golpistas, criada hoje para apurar a ação de terroristas que depredaram os prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Investidores temem que a comissão paralise a tramitação do arcabouço fiscal.

Na temporada de balanços, destaque para Vale (VALE3), que divulga o resultado do primeiro trimestre após o fechamento do mercado.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias