Mercado

Ibovespa fecha próximo da estabilidade com anúncio de ministros

Cenário externo também impactou no mercado com PIB dos Estados Unidos acima do esperado e o aumento das infecções por Covid na China

Painel ações bolsa. Foto: Divulgação B3
A Bolsa do Brasil encerrou o dia em leve alta de 0,11%, aos 107.551 pontos. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) encerrou o penúltimo pregão da semana próxima da estabilidade. O mercado monitora a formação da equipe ministerial do novo governo. Hoje o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou 16 novos ministros. Fernando Haddad (PT), futuro ministro da economia, indicou mais quatro nomes.

O cenário externo também impactou o resultado do Ibovespa nesta quinta-feira, 22/12. Nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre surpreendeu os analistas e veio acima das estimativas. Na China, com o afrouxamento da política de ‘covid zero’, o país enfrenta seu maior surto de infecções desde o início da pandemia. As incertezas diante do processo de abertura, pressionam para baixo as ações ligadas às commodities metálicas.

A Bolsa do Brasil encerrou o dia em leve alta de 0,11%, aos 107.551 pontos. O Ibovespa registrou pouco volume de negócios durante toda a quinta-feira. Os papéis ordinários da Vale (VALE3) fecharam em baixa de 0,68%. Na contramão, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram 1,91%. No câmbio, o dólar comercial caiu 0,33%, cotado a R$ 5,18.

Economia americana

O PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre cresceu 3,2%, em relação aos três meses anteriores, em base anualizada. Os dados são da última leitura do indicador divulgada pelo Departamento do Comércio do país. O desempenho surpreendeu analistas, que esperavam expansão de 2,9% no período.

A revisão refletiu os números mais fortes de crescimentos nos gastos dos consumidores – que avançou 2,3% – e nos investimentos não residenciais que cresceram 1,7%. Os dois valores estão em base anualizada.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias