Notícias

IPCA-15 cai puxado por combustíveis

Indicador mostra desaceleração dos preços, como em julho, mas alta em vários grupos ainda preocupa

Cartazes mostram o preço da gasolina e do etanol em posto onde um carro é abastecido
A desoneração de dois combustíveis – que começou no governo de Jair Bolsonaro (PL) – foi prorrogada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (24) o IPCA-15. O indicador segue a mesma metodologia do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é a medida oficial da inflação no Brasil, mas é coletado num período diferente: do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês vigente.

O resultado, como era esperado pelos analistas, mostrou uma queda de 0,73% dos preços no período, confirmando a desaceleração que já tinha sido observada no IPCA de julho. No ano, o IPCA-15 mostra uma alta de preços de 9,6% 

Qual a relação de inflação e Selic? Aprenda isso e mais no hub de educação financeira da B3

Antes de comemorar a queda da inflação, é preciso observar as razões para esse resultado. Enquanto os combustíveis registraram uma redução de 15,33% na comparação com o mês anterior, seis dos nove grupos pesquisados pelo IBGE ainda registraram alta, entre eles alimentação dentro e fora de casa, plano de saúde, gás encanado e saneamento. A redução dos preços dos combustíveis está relacionada não só ao mercado internacional, mas também ao corte do ICMS definido pelo governo federal. 

Mesmo assim, a trégua na inflação ajuda a fortalecer a percepção dos analistas de mercado de que o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, não deve promover novas elevações da Selic, e pode até começar a reduzir a taxa básica de juros a partir de 2023. 

Quer saber como proteger seu patrimônio da inflação? Confira aqui no Bora Investir!

Com informações de Estadão Conteúdo

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias