Mercado

Mercado financeiro hoje: anúncio de novos ministros 

No exterior, o clima é de moderação dos índices de ações nesta reta final do ano, que tem agenda esvaziada

Na agenda do dia desta quinta-feira, 29/12, o pronunciamento do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esperado para esta manhã, trará a  indicação dos nomes que comporão o futuro governo, incluindo os que ficarão no comando de Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 

O anúncio se soma à divulgação do último IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de 2022 pela FGV e dos dados de auxílio-desemprego nos Estados Unidos.

+ Lula anuncia 16 novos ministros: conheça os indicados

Mercado externo

No exterior, o clima é de moderação dos índices de ações nesta reta final do ano, que tem agenda esvaziada e liquidez que tende a ser fraca. No pré-mercado de Nova York, há tentativa de recuperação, o que reflete nas bolsas europeias, enquanto as asiáticas fecharam em queda.

Os investidores permanecem receosos, em meio a temores persistentes sobre a possibilidade de uma recessão nos EUA e outras grandes economias, como resultado da tendência de aperto monetário. Os principais bancos centrais mundiais seguem elevando juros de forma agressiva para combater pressões inflacionárias. 

Além disso, a China continua divulgando dados sobre os novos surtos de infecções da doença, apesar de o país seguir relaxando sua política contra a covid-19.

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Ibovespa 

A expectativa de abertura positiva nas bolsas americanas e a sinalização de que o futuro governo adotará uma política econômica moderada podem animar o mercado doméstico no último pregão de 2022. 

O Ibovespa até agora acumula queda de 2% -, mas deve encerrar o ano no azul, depois da perda de 11,93% em 2021. A queda das commodities pode limitar eventual elevação do índice da B3, que ontem fechou com valorização de 1,53%, retomando os 110 mil pontos