Mercado

Mercado financeiro hoje: apresentação da PEC no Senado

Hoje também será o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir taxa Selic

Imagem do plenário do Senado Federal, com painel de votação e carpete azul
O Congresso Nacional Nacional é dividido em duas Casas: ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta terça-feira, 6/12, o destaque de acontecimentos no Brasil será a apresentação e provável votação da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O Comitê de Política Monetária (Copom) tem seu primeiro dia de reuniões para definir a Selic, enquanto lá fora a agenda de indicadores também está mais fraca e as atenções ficam na balança comercial dos Estados Unidos de outubro.

Os mercados internacionais operam sem direção única, após indicadores mais fortes da economia americana elevarem o temor de uma postura mais dura em relação aos juros americanos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). 

As bolsas europeias recuam nas primeiras horas do pregão desta terça-feira, enquanto o dólar opera perto da estabilidade ante principais rivais e fraco ante a maioria das moedas de países emergentes e exportadores de commodities. Às 07h24 (de Brasília), a bolsa de Londres baixava 0,27%, Frankfurt tinha queda de 0,29%, Paris cedia 0,35% e Milão reduzia 0,33%. 

A China segue no radar e poderá anunciar 10 novas medidas de relaxamento de medidas contra a covid-19 em âmbito nacional amanhã. 

Ibovespa e PEC

Por aqui, a expectativa é que a falta de fôlego nos mercados internacionais possa limitar as negociações locais, que terão foco na votação da PEC da Transição.

O governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pode conseguir sua primeira vitória política com a provável votação da PEC na CCJ do Senado. O governo aceitou colocar em dois anos o período para a exclusão do Bolsa Família do cálculo do teto de gastos e tenta garantir o máximo valor possível para esse extrateto (entre R$ 150 bilhões e R$ 175 bilhões) e garantir recursos para o pagamento de outros benefícios. 

+ Entenda a PEC da Transição que voltou a mexer com os mercados

Ontem, dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022, o Ibovespa fechou em baixa de 2,25%, aos 109.401 pontos. Na mínima, ficou em 109.902 pontos. O índice foi puxado pelos papéis ordinários da Vale (VALE3) que caíram 0,09%; seguido das preferenciais da Petrobras (PETR4) em baixa de 1,12%. 

Com as incertezas fiscais podendo impactar os juros, os papéis ligados à economia local voltam para o negativo. As ações ordinárias da Positivo (POSI3) cederam 10,18% e, Qualicorp (QUAL3) menos 9,74%.

Copom

O Copom se reúne na quarta-feira para definir o valor da nova taxa básica de juros (Selic) que está em 13,75% ao ano. As incertezas fiscais colocam pressão sobre o colegiado. No entanto, analistas avaliam que a Selic deve ser mantida, mais uma vez, nesse patamar.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias