Mercado

Mercado financeiro hoje: boletim Focus e viagem de Lula na Europa são destaques do dia

Boletim Focus foi divulgado às 8h25. Lula continua sua viagem a Portugal e Espanha, iniciada no feriado

Fachada do prédio da B3, no centro de São Paulo/SP.
B3: reuniões de Campos Neto em Washington serão monitoradas pelo mercado. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta segunda-feira, 24/4, foi divulgado o Boletim Focus do Banco Central, às 8h25. Além disso, o mercado monitora a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal e Espanha.

Nesta terça-feira (25/04), Roberto Campos Neto participa de audiência pública na Comissão de Assuntos econômicos (CAE) do Senado. O presidente do Banco Central irá explicar o nível elevado da Selic, hoje em 13,75%.

A agenda de amanhã inclui também a divulgação do indicador de vendas no varejo restrito e ampliado de abril, nota do setor externo e balanço do Santander Brasil.

Na quarta-feira (26/04) são esperados os balanços da Gol, Vale e 3R, além do relatório da dívida pública, nota de crédito e IPCA-15.

+ Relembre a semana em 7 fatos ou frases que marcaram o mercado financeiro

Quinta-feira (27/04) saem o IGP-M de abril, resultado primário do governo central, pesquisa de serviços, dados do Caged e balanços da Cielo, Hypera, Multiplan e Suzano.

Por fim, na sexta-feira (28/04) serão divulgados o setor público consolidado, Pnad Contínua, IBC-Br de fevereiro.

Lá fora, o Banco do Japão (BoJ) anuncia decisão de política monetária, a primeira sob o comando de Kazuo Ueda. São esperadas também as leituras iniciais do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA e da zona do euro do 1º trimestre.

Com esses indicadores será possível avaliar o impacto das agressivas elevações de juros implementadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e pelo Banco Central Europeu (BCE) desde o ano passado.

Entre os balanços internacionais destaque para Santander, Alphabet, Meta e Amazon.

No exterior

Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas subiu de 93,2 pontos em março para 93,6 pontos em abril. É o maior nível desde fevereiro do ano passado, mas abaixo da expectativa de analistas (93,8 pontos).

O Credit Suisse voltou a lucrar nos primeiros três meses do ano, depois de acumular prejuízos por cinco trimestres seguidos. O resultado acontece no momento em que o controle do banco está sendo assumido pelo também suíço UBS. A operação de emergência teve como objetivo restaurar a confiança no sistema bancário global.

No Brasil

A cautela externa pode afetar o Ibovespa nesta segunda-feira de agenda mais esvaziada, com investidores à espera da participação de Campos Neto na CAE do Senado, amanhã.

O presidente do BC reforçou na sexta-feira que há inflação de demanda no Brasil para justificar o atual patamar da Selic. Também apontou que a situação fiscal do Pais é outro elemento que figura entre as justificativas dos juros a 13,75% ao ano.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) voltou a se dirigir a Campos Neto e pedir a redução da taxa básica de juros brasileira.

*Com informações da Agência Estado

Quer conhecer mais sobre o mercado de ações brasileiro? Confira esse curso oferecido pela B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias