Mercado

Mercado financeiro hoje: IPCA é destaque em véspera de feriado

Nos Estados Unidos, as atenções ficam no índice de preços ao produtor (PPI) de setembro e na ata da reunião do FED

Vendedores e frequentadores na Feira da Ceilândia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A alta veio após três deflações seguidas em julho, agosto e setembro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A quarta-feira pré-feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida traz como destaque o IPCA de setembro e o Tesouro antecipa o leilão de prefixados. No exterior, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, têm reuniões fechadas às margens das Reuniões Anuais do FMI e do Banco Mundial no Marrocos.

Nos Estados Unidos, as atenções ficam no índice de preços ao produtor (PPI) de setembro e na ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), além de discursos de três dirigentes da instituição.

+ IPCA, IGP-M, INPC, IPC: conheça os índices de inflação do Brasil

EUA, Europa e Oriente Médio

Os futuros de Nova York sinalizam um início de pregão de ganhos moderados no mercado à vista, enquanto investidores aguardam pelo PPI dos EUA, ata do Fed e discursos de dirigentes do BC americano.

A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, afirmou ontem que ainda há mais trabalho a fazer em relação à política monetária americana, visto que a inflação ainda está alta, mas reconheceu que está desacelerando e que o aumento nos juros está funcionando.

Na Europa, as principais bolsas operam perto da estabilidade. Mais cedo foi revelado que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha desacelerou para 4,5% em setembro, ante 6,1% em agosto, em linha com o esperado.

A guerra no Oriente Médio segue no radar. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deixou claro que será necessária uma campanha militar prolongada e poderosa contra os adversários, na qual seu país vencerá.

+ Petróleo mais caro por causa da guerra entre Israel e Hamas pode reduzir PIB mundial

IPCA e Desinflação

O sinal positivo da maioria das bolsas no exterior pode beneficiar o Ibovespa, embora o apetite possa ser moderado em véspera de feriado nacional. O recuo dos rendimentos dos Treasuries (Tesouro americano) e do dólar ante maioria das moedas emergentes pode ajudar a curva de juros aqui.

As taxas curtas também reagem ao IPCA. O resultado do índice, porém, não deve alterar as apostas de corte de 50 pontos-base da Selic nas duas últimas reuniões do Copom deste ano, mas pode mudar o orçamento total do ciclo de afrouxamento monetário.

Ontem Campos Neto disse que o processo desinflacionário tem dois estágios. Um mais fácil, relacionado a itens com preços mais voláteis como energia e alimentos, e o segundo, mais difícil com “um mercado de trabalho resiliente, crescimento, o núcleo de inflação está resistente em vários lugares”.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.