Mercado

Mercado financeiro hoje: Powell no foco global, Campos Neto no local

Os mercados repercutem as leituras finais de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial em vários países

O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, em um púlpito em frente à bandeira dos EUA
O presidente do Fed, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

A participação do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e de outros dirigentes do Fed em eventos nos Estados Unidos nesta segunda-feira fica na mira global.

Os mercados repercutem as leituras finais de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial em vários países em meio à expectativa na semana pelo relatório de emprego dos EUA, o payroll.

A agenda econômica no Brasil traz IPC-S, dados do Caged e da balança comercial. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dará uma palestra em evento promovido pela Abracam (Associação Brasileira de Câmbio), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Ainda nos próximos dias estão previstos o resultado da produção industrial, do IPC-Fipe e do IGP-DI.

+ 7 fatos para resumir a última semana de Setembro

Europa e Ásia

Na Europa, as bolsas passaram a cair nesta manhã, após dados de PMIs divulgados na região apontarem contração em ritmo acentuado na Alemanha. O PMI industrial alemão subiu de 39,1 em agosto para 39,6 em setembro, ficando abaixo da estimativa preliminar e da previsão de analistas, de 39,8 em ambos casos.

O PMI industrial da zona do euro caiu de 43,5 em agosto para 43,4 em setembro, confirmando a estimativa preliminar e a expectativa de analistas. Já o PMI do Reino Unido avançou a 44,3 em setembro, acima da prévia.

Na Ásia, as bolsas subiram com dados de manufatura chineses acima da linha de expansão e do esperado, embora com liquidez restrita devido ao fechamento das bolsas chinesas nesta semana pelo feriado “Dourado” no país até a próxima sexta-feira.

Os investidores operam na expectativa ainda pelos dados de manufatura americanos e comentários de Powell e de vários dirigentes do BC americano ao longo do dia.

Mercado local

Os mercados locais começam o quarto trimestre do ano monitorando os riscos externos de recessão nos EUA em meio a sinais de juros mais altos por mais tempo no país, de olho em estímulos na China e na agenda fiscal no Brasil.

Os investidores vão focar em Campos Neto e Haddad, além dos indicadores locais.

Na sexta-feira, os ativos brasileiros reagiram aos ventos contrários externos e à desconfiança sobre o cumprimento das regras fiscais no curto prazo, provocando abertura da curva de DI, fechamento do dólar no patamar de R$ 5,00.

Já o Ibovespa conseguiu sustentar ganho leve na sexta aos 116.565,17 pontos (+0,72% no dia) e em setembro (+0,71%) na esteira da valorização de papéis ligados a commodities.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.