Mercado

Mercado financeiro hoje: semana de Copom e PEC no Brasil

Índices futuros dos EUA e bolsas da Europa amanheceram no negativo, ao contrário da tendência positiva registrada nos mercados asiáticos

Este início de segunda-feira, 05/12, começa com sinais negativos nas bolsas internacionais com investidores de olho em decisões monetárias nos EUA, além de expectativas sobre as decisões na zona do euro e Reino Unido na semana que vem. 

Os índices futuros dos EUA e bolsas da Europa amanheceram no negativo, ao contrário da tendência positiva registrada nos mercados asiáticos, depois que as autoridades chinesas anunciaram o relaxamento da política covid-zero no país. 

A cautela externa moderada e o avanço ao redor de 2% do petróleo nesta manhã podem apoiar o Ibovespa em mais um dia em que a liquidez pode diminuir por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar.

No Brasil a semana traz a decisão monetária do Copom (nos dias 6 e 7) e deve ser decisiva para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, com possível definição hoje do relator da proposta e com votação prevista na quarta-feira no plenário do Senado. 

No exterior, os destaques são os PMIs europeus e dos EUA, os índices de preços ao consumidor (CPI) da China e ao produtor (PPI) dos Estados Unidos, além do sentimento do consumidor da Universidade de Michigan e as expectativas de inflação americana para um e cinco anos.

Ibovespa e os jogos do Brasil

Os dias de jogos da Seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar estão sendo marcados por uma liquidez reduzida e na última sexta-feira, 02/12, não foi diferente. 

+ 8 mitos e verdades sobre a economia do Brasil em época de Copa do Mundo

A Bolsa do Brasil (B3) começou o dia em queda com dados acima do esperado no mercado de trabalho dos EUA – que jogam pressão no Federal Reserve (Fed), o banco central americano, no combate à inflação. No meio da manhã, no entanto, o índice virou e fechou o dia em alta.

O Ibovespa encerrou em alta de 0,90%, aos 111.923 pontos. Na máxima chegou a 113.761 pontos e na semana subiu 2,70%  Pelo segundo dia consecutivo, as ações mais negociadas foram as ordinárias da Vale (VALE3) que avançaram 1,22%; seguidas das preferenciais da Petrobras (PETR4) que subiram 1,02%. O dólar comercial fechou em leve alta de 0,36%, a R$ 5,21. Na semana, no entanto, a moeda americana acumulou queda de 3,61%.