Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: Super Quarta com reuniões do Copom e Fed

No Brasil, a maior expectativa é com as eleições para as presidências da Câmara e do Senado neste início de fevereiro

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mercado espera que a taxa Selic seja mantida pelo Copom. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A Super Quarta traz os desfechos das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, essa seguida de entrevista com o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell. 

Entre os indicadores, o mercado digere PMIs da Europa e China, além da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro. No Brasil, a maior expectativa é com as eleições para as presidências da Câmara e do Senado neste início de fevereiro.

PMI Europa e China 

Os futuros de Nova York estão no vermelho antes da decisão do Fed em meio à expectativa de que o BC americano aumente seus juros em 25 pontos-base, moderando a postura depois da elevação de 50 pontos-base de dezembro. 

+ Ata do FED sinaliza mais aumentos de juros com inflação persistente nos EUA

Já as bolsas europeias operam no azul em meio a índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da região. O PMI industrial do Reino Unido e da Alemanha superaram as estimativas. O da zona do euro veio em linha com o esperado. 

Na China, o PMI industrial ganhou leve força em janeiro, mas também segue mostrando contração. Há pouco foi divulgado que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro desacelerou a 8,5% em janeiro, ante 9,2% em dezembro, bem abaixo da expectativa de analistas, de recuo para 9,1%.

Ibovespa e Copom

Por aqui, a falta de tração dos futuros das bolsas de Nova York pode limitar o fôlego do Ibovespa antes da decisão do Fed e do desfecho das eleições na Câmara e no Senado, que tendem a ofuscar a reunião do Copom, que termina após o fechamento dos mercados. 

O Ibovespa B3 fechou nesta terça-feira, 31, com alta de 1,03%, a 113.430 pontos em um dia marcado pelo bom resultado do PIB na Zona do Euro e a expectativa pelas decisões do Copom e do Fed sobre a política monetária de Brasil e Estados Unidos.

O Morning Call Safra desta manhã traz mais detalhes sobre as negociações de ontem, acompanhe:

*Informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.