Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: Super Quarta com reuniões do Copom e Fed

No Brasil, a maior expectativa é com as eleições para as presidências da Câmara e do Senado neste início de fevereiro

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mercado espera que a taxa Selic seja mantida pelo Copom. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Super Quarta traz os desfechos das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, essa seguida de entrevista com o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell. 

Entre os indicadores, o mercado digere PMIs da Europa e China, além da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro. No Brasil, a maior expectativa é com as eleições para as presidências da Câmara e do Senado neste início de fevereiro.

PMI Europa e China 

Os futuros de Nova York estão no vermelho antes da decisão do Fed em meio à expectativa de que o BC americano aumente seus juros em 25 pontos-base, moderando a postura depois da elevação de 50 pontos-base de dezembro. 

+ Ata do FED sinaliza mais aumentos de juros com inflação persistente nos EUA

Já as bolsas europeias operam no azul em meio a índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da região. O PMI industrial do Reino Unido e da Alemanha superaram as estimativas. O da zona do euro veio em linha com o esperado. 

Na China, o PMI industrial ganhou leve força em janeiro, mas também segue mostrando contração. Há pouco foi divulgado que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro desacelerou a 8,5% em janeiro, ante 9,2% em dezembro, bem abaixo da expectativa de analistas, de recuo para 9,1%.

Ibovespa e Copom

Por aqui, a falta de tração dos futuros das bolsas de Nova York pode limitar o fôlego do Ibovespa antes da decisão do Fed e do desfecho das eleições na Câmara e no Senado, que tendem a ofuscar a reunião do Copom, que termina após o fechamento dos mercados. 

O Ibovespa B3 fechou nesta terça-feira, 31, com alta de 1,03%, a 113.430 pontos em um dia marcado pelo bom resultado do PIB na Zona do Euro e a expectativa pelas decisões do Copom e do Fed sobre a política monetária de Brasil e Estados Unidos.

O Morning Call Safra desta manhã traz mais detalhes sobre as negociações de ontem, acompanhe:

*Informações da Agência Estado