Mercado

Mercado hoje e Morning Call Safra: anúncio de ministros e IPCA

Nos Estados Unidos, as atenções estarão no índice de preços ao produtor (PPI) de novembro

Painel bolsa. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: fôlego curto no exterior e agenda esvaziada no país devem limitar desempenho do Ibovespa. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta sexta, 9/12, os mercados estão na expectativa pela entrevista coletiva do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para anunciar os primeiros nomes de seu ministério. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro também é esperado.

Nos Estados Unidos, as atenções estarão no índice de preços ao produtor (PPI) de novembro e na leitura preliminar de expectativas de inflação de consumidores da Universidade de Michigan, às vésperas da decisão monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na semana que vem.

Desempenho dos mercados

Os índices acionários internacionais mostram ganhos leves com investidores se posicionando para os dois indicadores de inflação americanos e as decisões monetárias nos EUA e Europa na próxima semana. Os índices europeus ensaiam recuperação de perdas de ontem, mas com pouca tração em um cenário de expectativas de aceleração da inflação, alta de juros e temores de recessão. 

Na Ásia, predominaram ganhos nas bolsas em meio à desaceleração maior que a esperada da inflação ao consumidor (CPI) da China.

Por aqui, o bom humor externo pode influenciar a abertura do Ibovespa. 

O resultado do IPCA ficará no radar também, mas o foco local fica no anúncio dos ministros que irão compor o novo governo. 

Equilíbrio fiscal

O Ibovespa encerrou a quinta-feira, 08/12, em baixa de 1,67%, aos 107.249 pontos, um dia após a aprovação da Pec da Transição no Senado ser aprovada em dois turnos no Senado.

A preocupação com o arcabouço fiscal que será necessário para o equilíbrio fiscal nos próximos dois anos, se somou ao discurso do Comitê de Política Monetária (Copom) em relação à trajetória fiscal. 

O Morning Call Safra de hoje traz mais contexto sobre isso:

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.