Mercado

Mercado hoje: com feriado nos EUA, Boletim Focus é destaque na agenda

Além do Brasil, semana também inclui decisões de política monetária na China e na Inglaterra

Bolsa de valores. Foto: Divulgação B3.
Bolsa: investidores também monitoram Haddad e Tebet, que participam de evento. Foto: Divulgação B3.

Por Redação B3 Bora Investir

Decisões de política monetária no Brasil, na China e na Inglaterra concentram as atenções dos investidores nesta semana.

Ao mesmo tempo, a participação do presidente do Fed, Jerome Powell, em audiência na Câmara e no Senado dos EUA ficará no foco.

Os mercados em Wall Street estão fechados por conta do feriado de Juneteenth, data que marca o fim da escravidão no país. Por aqui, segue a expectativa de votação do arcabouço fiscal no Senado.

No exterior

O feriado nos Estados Unidos e a agenda esvaziada devem deixar os mercados um pouco sem norte e com baixa liquidez. Na Europa, investidores repercutem preocupações com perspectivas econômicas.

Sem anúncios de medidas de estímulo econômico na China, o mercado de ações na Ásia fechou em queda. Na sexta-feira, uma reunião do Conselho Estatal chinês terminou sem medidas concretas para impulsionar a economia, contrariando a expectativa de adoção de novos estímulos direcionados, em especial para reanimar o setor imobiliário.

+ 7 fatos ou frases que resumem a economia e o mercado na 2ª semana de junho

No fim da noite de hoje, espera-se que as principais taxas de juros chinesas também sejam cortadas, após reduções de taxas de curto prazo na semana passada. Os investidores ainda acompanham esforços diplomáticos de China e EUA para tentar superar tensões na relação bilateral.

No Brasil

O mercado pessimista na Europa e recuo do petróleo pode estimular realização de lucros do Ibovespa. Na sexta, o índice fechou com recuo de 0,39%, aos 118.758,42 pontos, o segundo declínio em um mês, terminando a semana com a oitava elevação consecutiva. Porém, sem Nova York e agenda fraca, a tendência é de volume de negócios baixo na Bolsa.

De forma geral, os investidores podem adotar compasso de espera pelo Copom, cuja decisão da Selic sairá na quarta-feira. Mais do que a definição da Selic, para a qual espera-se manutenção em 13,75% ao ano, os mercados esperam algum sinal do Banco Central (BC) de que começará a reduzir os juros em agosto, dado o avanço da desinflação no País. Por isso, fica no radar as projeções na pesquisa Focus do BC, que sai nesta manhã.

*Com informações da Agência Estado

Aprenda a investir em ações! Confira este curso da Levante com curadoria da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.