Mercado

Mercado hoje: investidores monitoram CPI dos EUA e live de Lula

Indicador americano será divulgado dia antes da decisão sobre juros do Fed. Relatório mensal da Opep também fica no radar

Painel bolsa. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: fôlego curto no exterior e agenda esvaziada no país devem limitar desempenho do Ibovespa. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

Um dia antes da decisão sobre juros nos Estados Unidos, os investidores devem ajustar suas apostas após a divulgação do índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) de maio. O relatório mensal da Opep também fica no radar.

No Brasil, o presidente Lula fará live sobre os primeiros meses do governo, enquanto o Tesouro faz leilão e o BC inicia a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 1° de agosto.

No exterior

O corte na taxa de juros de curto prazo na China e relatos de que Pequim estuda um amplo pacote de estímulos para impulsionar a sua economia deu otimismo ao mercado acionário asiático. Em Tóquio, o índice acionário japonês Nikkei avançou 1,80%.

No ocidente os investidores aguardam a divulgação do CPI dos EUA, que poderá definir os próximos passos para o aperto monetário na principal economia do mundo. A expectativa é que o Fed deixe seus juros inalterados amanhã pela primeira vez desde março do ano passado.

+ Estimativa de inflação desacelera para 5,42% em 2023, aponta Focus

Na Europa, houve desaceleração da inflação na Alemanha. Já um relatório do mercado de trabalho do Reino Unido mostra que os salários estão avançando em ritmo mais rápido ao mesmo tempo em que a taxa de desemprego caiu no trimestre até abril. Na Inglaterra, crescem as expectativas de que o Banco da Inglaterra (BoE) terá de continuar elevando seus juros para combater a inflação.

No Brasil

O apetite a risco no exterior pode dar fôlego extra ao Ibovespa, que tem sido influenciado principalmente pelas perspectivas crescentes de antecipação do ciclo de queda da Selic em agosto.

A alta das commodities na esteira da China pode estimular um oitavo pregão de ganhos. Contudo, há espaço para realização em dia de agenda esvaziada no país.

*Com informações da Agência Estado

Quer saber como funciona uma bolsa de valores? Confira este curso oferecido pela B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.