Mercado

Mercados financeiros hoje: dia pode ter possível realização após rali

No Brasil, MP da subvenção fica no radar de investidores

Investimento bolsa de valores
Investimento bolsa de valores

Por Redação B3 Bora Investir

A votação, no Senado, da MP da Subvenção do ICMS fica sob os holofotes nesta quarta-feira, que traz também a promulgação da reforma tributária no Congresso, IBC-Br de outubro e arrecadação federal de novembro. Pela manhã será apresentado ainda o relatório final do orçamento de 2024 para ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Lá fora, as atenções de investidores ficam em dois indicadores americanos: confiança do consumidor e vendas de moradias usadas.

Rali de Natal: por que as bolsas tendem a subir em dezembro?

Mercados estrangeiros em queda nesta manhã

O sinal negativo prevalece nos futuros de Nova York e maioria das bolsas europeias nesta manhã, após o rali dos últimos dias diante da expectativa de que o Federal Reserve (Fed) corte juros agressivamente a partir de março.

Na Europa, a Bolsa de Londres é exceção e sobe após a desaceleração da inflação ao consumidor (CPI) no Reino Unido impulsionar as expectativas por cortes de juros do Banco da Inglaterra (BoE). O CPI avançou 3,9% em novembro ante igual mês do ano passado, de 4,6% em outubro e abaixo da previsão de analistas (4,4%).

Como avaliar o desempenho da sua carteira em 2023?

Na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI) caiu 7,9% em novembro ante igual mês do ano passado, enquanto o índice GFK de confiança do consumidor subirá para -25,1 pontos em janeiro, ante -27,6 pontos em dezembro, melhor do que a previsão (-27 pontos). O petróleo avança mais de 1% e os retornos dos Treasuries operam em baixa.

No Brasil, investidores acompanham votação da MP da subvenção

O upgrade do Brasil pela S&P pode seguir ecoando positivamente, mas há espaço também para uma realização após o rali de ontem, em sintonia com o exterior. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) do Brasil negociado em NY, caía 3,17%, às 7h30 no pré-mercado. Os ADRs da Vale e Petrobrás também recuavam.

Agora a expectativa é a de que o passo seguinte seja a melhora do rating de várias grandes empresas pela mesma agência.

Saiba o funcionamento da Bolsa e bancos no Natal e Ano Novo

Além disso, o investidor estará atento na sessão para votar a MP da Subvenção, fundamental para o governo tentar atingir a meta de zerar o déficit primário no ano que vem. Com a meta fiscal no foco, os números da arrecadação de impostos serão olhados com atenção.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que as agências de classificação “percebem” quando há coordenação entre os Poderes em torno de um “objetivo maior” e avaliou que o novo arcabouço fiscal já é uma “garantia” de que o governo continuará perseguindo a consolidação fiscal. Já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que os primeiros meses de 2024 serão fundamentais para a consolidação da melhora na qualidade dos indicadores econômicos divulgados no Brasil.

*Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias