Mercado

Mercados financeiros hoje: investidores repercutem resultado do PIB no Brasil e dados de emprego nos EUA

PIB brasileiro apresentou leve alta de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores

Cédula de R$ 100 onde duas moedas de um real e uma cédula de R$ 10 enrolada formam um símbolo de percentual.
Veja como a macroeconomia pode afetar seu bolso Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A terça-feira tem como destaques a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de dois eventos públicos. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) pode votar o relatório final do Plano Plurianual 2024-2027. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa dos últimos compromissos de sua visita oficial à Alemanha e deve retornar ao Brasil no início desta tarde, horário local. Nos Estados Unidos, são aguardados o relatório de abertura de vagas Jolts e os índices de gerentes de compras (PMIs) composto pela S&P e ISM.

Divulgação de PMIs deixa mercados com sinal misto no exterior

O humor é misto nos mercados internacionais nesta terça-feira, com futuros de Nova York em baixa, enquanto a maioria das bolsas europeias opera no azul em meio aos PMIs da região. A Bolsa de Londres é exceção e cai, apesar do PMI composto do Reino Unido ter subido de 48,7 em outubro a 50,7 na leitura final de novembro, mostrando expansão da atividade e acima da previsão de 50,1.

Na zona do euro, o PMI composto avançou de 46,5 em outubro a 47,6, na máxima em quatro meses e acima do esperado (47,1), mas ainda assim no território contracionista, abaixo de 50. Na Alemanha, o PMI de serviços avançou de 48,2 em outubro a 49,6, também acima da previsão, de 48,7.

Mais cedo, a integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Isabel Schnabel afirmou que o dado mais recente de inflação na zona do euro “tornou uma alta de juros mais improvável”.

Na China, o PMI de serviços avançou de 50,4 em outubro para 51,5 em novembro, atingindo o maior nível em três meses e superando a expectativa de analistas, de 50,7. Ainda assim, a Bolsa de Xangai recuou 1,67% em meio aos temores com a desaceleração da economia do país.

PIB brasileiro tem leve alta

O PIB brasileiro registrou uma leve alta na atividade, de 0,1%. O dólar mais forte ante várias moedas emergentes pode pesar contra o real, enquanto o Ibovespa pode seguir o tom mais cauteloso de Nova York.

No fiscal, o relator da reforma tributária na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), espera que a proposta seja votada no plenário da Casa na semana que vem, apurou o Broadcast Político. Após quase cinco horas, terminou o primeiro dia de discussões envolvendo o projeto de lei (PL) de privatização da Sabesp no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Duas novas sessões extraordinárias foram convocadas para esta terça-feira, 5, quando parlamentares da base esperam concluir as discussões para dar início, na quarta-feira, 6, à votação do projeto.

*Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias