Mercados hoje: semana pode ser volátil e conturbada com Trump no foco
Donald Trump promete apresentar ao mundo sua relação completa de tarifas e isso deve trazer bastante volatilidade para o mercado
Na sexta-feira, o Ibovespa B3 caiu quase 1%, estacionando nos 131 mil pontos. Assim, na semana passada, o saldo final acabou sendo negativo: queda de 0,33%. Esta semana promete trazer tensão aos mercados, uma vez que Donald Trump deseja apresentar a relação completa de países afetados por sua política tarifária.
De acordo com relatório do BTG, Embraer (EMBR3), Petrobras (PETR4), além de companhias do agronegócio e do setor de máquinas podem ser afetadas. O pessimismo da sexta-feira fez com que apenas 18 das 85 ações listadas no Ibovespa B3 subissem. A liderança ficou com a Cogna Educação (COGNA3) – a valorização foi de quase 4%.
Confira como foi o fechamento da sexta-feira
O Ibovespa B3 encerrou o pregão em queda firme, pressionado pela piora no índice de sentimento do consumidor americano, medido pela Universidade de Michigan, e por dados de inflação dos Estados Unidos piores do que o esperado.
No entanto, o índice diminuiu a intensidade de perdas durante a tarde, impulsionado pela desaceleração na alta dos juros futuros após o Caged confirmar a expectativa de uma geração recorde de postos de trabalho em fevereiro.
Em Nova York, o S&P 500 caiu 1,97%, Dow Jones fechou em queda de 1,69% e Nasdaq cedeu 2,70%.
Com informações do Valor Econômico
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.