Notícias

Prévia da inflação, IPCA-15 desacelera para 0,36% em março

Em 12 meses, a inflação medida pelo indicador acumula alta de 4,14%

Feira de alimentos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Descubra como gastar menos e ainda ter uma alimentação melhor. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado uma prévia do índice oficial de inflação do País, subiu 0,36% em março, após ter avançado 0,78% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado anunciado hoje, o IPCA-15 registrou um aumento de 1,46% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta foi de 4,14%, ante taxa de 4,49% até fevereiro. O resultado veio acima da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, de 4,10%.

Inflação, deflação e desinflação: entenda as diferenças

Inflação de alimentação e bebidas

Segundo o IBGE, o resultado foi, em grande parte, influenciado pelo grupo de Alimentação e Bebidas, com alta de 0,91% e impacto de 0,19 p.p. no índice geral. Em fevereiro, o grupo havia apresentado alta de 0,97%.

Entre os componentes do grupo, a alimentação no domicílio teve alta de 1,04% em março, após ter avançado 1,16% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,59%, ante alta de 0,48% em fevereiro.

Inflação: o que é, como afeta seu bolso e como se proteger

Transportes

Já os preços de Transportes subiram 0,43% em março, após alta de 0,15% em fevereiro. O grupo deu uma contribuição positiva de 0,09 ponto porcentual para o IPCA-15.

Os preços de combustíveis tiveram alta de 2,41% em março, após avanço de 0,77% no mês anterior. A gasolina subiu 2,39%, após ter registrado alta de 0,84% em fevereiro, enquanto o etanol avançou 4,27% nesta leitura, após alta de 0,32% na última.

*Com informações da Agência Estado

Quer aprender mais sobre investimentos? Confira o curso gratuito do Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias