Notícias

Setor de serviços surpreende e avança 0,2% em junho

No 1º semestre, setor cresceu 4,7%, assim como o comércio, que avançou 1,3%. Indústria ficou no vermelho, com baixa de 0,3%.

Funcionários trabalham em empresa de telemarketing
O setor de serviços é um dos que mais gera postos de trabalho no mundo. Foto: Divulgação/Atento

Por Redação B3 Bora Investir

O volume de serviços prestados no país avançou 0,2% em junho na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 10/08.

Essa é a segunda taxa positiva consecutiva: em maio, houve alta de 1,4%, o que leva o setor a acumular ganhos de 4,7% no semestre. O varejo também ficou positivo e encerrou os seis primeiros meses do ano com alta de 1,3%. Já a indústria caiu 0,3%.

Para o economista André Perfeito, a melhora do setor que mais emprega no país deve levar a prévia do PIB (IBC-Br), que será divulgada nesta sexta-feira, 11/08, para o campo positivo, tanto no mês quanto no trimestre fechado. No 2º trimestre, os serviços cresceram 0,5%.

“O resultado é surpreendente e evidencia uma atividade mais resiliente do que a inicialmente pensada. Se projetava queda do PIB do segundo trimestre, uma vez que no primeiro havia subido 1,9%. Mas podemos ter alguma melhora adicional na atividade, algo como 0,3% no trimestre”, afirma.

Fonte: IBGE

Três das cinco atividades acompanhadas pela pesquisa do IBGE tiveram alta entre junho e maio.

O principal impacto veio dos serviços profissionais e administrativos, que avançaram 0,8% e recuperaram parte da queda de 1,2% acumulada nos dois meses anteriores.

Setores econômicos: como investir e quais os riscos de alguns deles

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que nesse segmento entram as empresas de atividades jurídicas, administração de cartões de desconto e programas de fidelidade, além de engenharia.

“Um fator que pode explicar esse crescimento no primeiro segmento são os ganhos de causas, que eventualmente ocorrem no mesmo período em várias empresas, e provocam o aumento de receita”, afirma.

Serviços prestados às famílias seguem em alta

A retomada forte dos setores ligados ao entretenimento tem tido um impacto positivo fundamental no setor de serviços.

Esse grupo está contemplado dentro dos serviços prestados às famílias, que avançaram 1,9% em junho e acumula ganhos de 4,1% nos últimos três meses.

Por que o filme da Barbie fez as ações da Mattel dispararem?

“Essa atividade segue impulsionada pelo crescimento da receita de empresas de restaurantes e de espetáculos teatrais e musicais”, destaca Rodrigo Lobo, do IBGE.

O bom desempenho, pelo segundo mês seguido, das atividades de informação e comunicação, que subiram 0,5%, levou o grupo a acumular alta de 1,3% no 2º trimestre. Esse reflexo positivo foi puxado por provedores de conteúdo, ferramentas de busca na Internet e licenciamento de softwares.

Transportes tem impacto misto nos serviços

O setor de transportes, que caiu 0,3% em junho depois de avançar forte em maio (2,2%), trouxe um desempenho misto para o setor no mês passado.

Se por um lado o transporte de passageiros recuou 1,2% frente a maio, o de cargas cresceu 0,6%, atingindo o maior valor da série histórica e o impacto individual mais positivo no setor.

O gerente da pesquisa explica que, enquanto o aumento dos preços das passagens aéreas impactou negativamente o setor, o transporte de mercadorias puxa os serviços para o positivo.

“O escoamento da produção agrícola, com recordes de safra; o boom do comércio eletrônico, que gera grande demanda, e o transporte de mercadorias industriais explicam esse desempenho”, conclui Lobo. Outros destaque negativo foi o setor de outros serviços, que caiu 0,4% após avançar 0,8% em maio.

Quer aprender mais sobre investimentos? Conheça e faça os cursos gratuitos do Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.