Notícias

Whey e protetor solar ganham espaço na Black Friday; veja os produtos mais buscados

Levantamento do Google revela que tecnologia e eletroeletrônicos seguem na dianteira, mas suplementos e cosméticos ganham espaço na Black Friday

Pessoas caminhando em frente a loja
Maior procura neste ano será por eletrodomésticos e artigos eletrônicos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Guilherme Naldis

Se diversificar é essencial para uma estratégia de investimentos, a tática também tem sido usada nas compras. É o que mostra a última edição de uma pesquisa do Google sobre comportamento dos brasileiros durante a Black Friday: o interesse por suplementos alimentares cresceu 24% em relação a 2022, o que deixa a categoria com o primeiro lugar em crescimento de buscas. Perfumaria e cosméticos foi o setor com o segundo lugar no ranking de altas, com 13% de acréscimo. 

Mesmo com o avanço de suplementos e cosméticos, a líder de busca e cliques ainda é a tecnologia. Dentre os produtos que integram o item, as pesquisas por iPhones 13 e 14 estão na dianteira absoluta de buscas, seguidos pela airfryer, que teve um aumento de 76% de interesse entre o ano passado e este. 

O brasileiro está mais fitness. Ou, pelo menos, está tentando. A alta dos suplementos de proteína, conhecidos como Whey Protein, foi de 49%. Já os pré-treinos avançaram 31% entre 2022 e 2023, seguido pela maca peruana, com 24%, e a vitamina B12, que subiu 21%. 

Black Friday maior 

No geral, a expectativa é que as vendas aumentem em todos os setores. Segundo Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google, o volume de pesquisas sobre a data promocional tem tudo para superar todos os anos anteriores porque o consumidor está mais confiante. “O primeiro passo já foi dado, que é o volume de pesquisas sobre o tema. Agora, tudo indica que isso vai se transformar em vendas”, disse.

Nunca se pesquisou tanto sobre Black Friday, e o volume de buscas pelo tema já é 50% maior que no ano passado. Garcia aponta para a confiança do consumidor, visto que sete em cada dez pessoas acham que sua situação econômica vai melhorar – 23% a mais que no ano passado. 

Vai comprar na Black Friday? Procon faz lista de sites que devem ser evitados

“Essa é a primeira Black Friday sem distrações, nem de jogos do Brasil na Copa do Mundo, como ano passado, nem dos impactos da pandemia”, afirma. Além disso, o comprador se “sofisticou”, segundo o especialista. 

O estudo revela que 91% dos entrevistados disseram que farão pesquisa de preço antes de comprar na data promocional, e 12% deles afirmam que a confiabilidade do site ou da loja está entre os primeiros chamarizes para uma compra. O primeiro, é claro, são os preços, seguido da qualidade dos produtos, com 24% e 13%, respectivamente.

Ana Frioli, especialista de varejo da gigante de tecnologia, conta que as pessoas estão mais cautelosas com descontos falsos, ainda que haja um amadurecimento da parte dos varejistas. “Por lei, o vendedor não pode mais aumentar o preço para abaixar depois”, explica. 

Calor move consumidor 

Nunca se buscou tanto sobre calor no Brasil como em 2023 – acréscimo de 520% em relação ao ano passado. Ar-condicionado, ventilador e climatizador estiveram entre os termos mais clicados em todos os dias. 

Tapete gelado para pets se tornou o primeiro lugar nas buscas na categoria pets, e cresceu 25% de terça para quarta-feira. O mesmo se observou como protetores solares no setor de cosméticos, com uma alta de 32%.  

Em cama, mesa e banho, o cobertor de resfriamento foi o quarto produto mais clicado no período. Na mesma categoria, os cliques em desodorante também cresceram 23%. Outra curiosidade é o grande interesse do brasileiro por geradores de energia. Entre esta segunda e terça-feira, o produto foi o terceiro mais clicado na categoria casa & construção.

Quer saber mais sobre finanças? Confira esse curso gratuito de como encontrar o equilíbrio financeiro!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias