Imposto de renda

Como declarar os investimentos no Imposto de Renda?

Preparamos este guia do IR para facilitar a vida dos investidores com a declaração de ganhos em 2024

Todo ano, geralmente entre abril e maio, os contribuintes precisam entregar sua Declaração do Imposto de Renda. Tributo que, como o próprio nome diz, incide sobre os ganhos ou rendimentos da população. Saber como declarar investimentos no imposto de renda é essencial nesse momento.

No entanto, fazer essa atividade para muitas pessoas é um bicho de sete cabeças e as dúvidas sobre como prestar contas à Receita Federal tendem a aumentar consideravelmente entre os contribuintes que conquistaram ganhos no mercado de capitais.

Isso porque foi-se o tempo em que declarar os ganhos na Bolsa para a Receita Federal se resumia a relatar os ganhos de uma simples operação de compra e venda de ações.

Com a sofisticação dos produtos financeiros, é o momento de os investidores aprenderem, também, como declarar a renda de cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), os Certificados de Depósito de Ações (BDRs), Fundos de Índices (ETFs) e até de ganhos com transações em criptomoedas.

Com o intuito de esclarecer as dúvidas e desmistificar essa tarefa, preparamos este guia do IR para investidores, abrangendo os ativos mais populares, em renda fixa e variável, disponíveis no Brasil.

Confira ponto a ponto de como declarar seus investimentos no imposto de renda e fique fora da malha fina!