Objetivos financeiros

Muito além da poupança: o melhor investimento para o seu filho

Quer fazer uma reserva para o seu filho? Conheça opções mais vantajosas que a caderneta

Investir desde cedo tem se tornado uma prática recorrente. Foto: Adobe Stock
Filhos saem caro, mas é possível amenizar o impacto financeiro de se divertir com os pequenos. Foto: Adobe Stock

Garantir uma poupança para os filhos é o tipo de preocupação que surge antes mesmo de eles nascerem. Quanto antes os pais conseguem se planejar, menor será o investimento mensal. Mas o que acontece em muitos casos é: quando você se dá conta, eles cresceram e o tempo de se organizar para poupar passou voando.

Os pais sabem que, independentemente do valor, guardar dinheiro para os filhos é a garantia de um futuro mais confortável – seja para custear os gastos com a faculdade, viabilizar um intercâmbio ou dar entrada em um carro ou casa.

No Brasil, esse investimento para as crianças é geralmente feito com a abertura de uma conta poupança. E os dados não escondem o favoritismo: em 2019, a caderneta de poupança era a escolha de 65% dos brasileiros, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) de 2019.

No ano seguinte, ainda que o interesse em outras formas de investimento tenha crescido, ela seguia como a modalidade preferida mesmo entre as classes A, B e C. Esses dados são da Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgados em 2021, referentes a 2020.

Será que a conta poupança é mesmo a melhor opção de investimento para o futuro dos filhos? Já dá para antecipar que a resposta é não.

Entenda por que e conheça alternativas mais vantajosas.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.