Objetivos financeiros

Muito além da poupança: o melhor investimento para o seu filho

Quer fazer uma reserva para o seu filho? Conheça opções mais vantajosas que a caderneta

Investir desde cedo tem se tornado uma prática recorrente. Foto: Adobe Stock
Filhos saem caro, mas é possível amenizar o impacto financeiro de se divertir com os pequenos. Foto: Adobe Stock

Garantir uma poupança para os filhos é o tipo de preocupação que surge antes mesmo de eles nascerem. Quanto antes os pais conseguem se planejar, menor será o investimento mensal. Mas o que acontece em muitos casos é: quando você se dá conta, eles cresceram e o tempo de se organizar para poupar passou voando.

Os pais sabem que, independentemente do valor, guardar dinheiro para os filhos é a garantia de um futuro mais confortável – seja para custear os gastos com a faculdade, viabilizar um intercâmbio ou dar entrada em um carro ou casa.

No Brasil, esse investimento para as crianças é geralmente feito com a abertura de uma conta poupança. E os dados não escondem o favoritismo: em 2019, a caderneta de poupança era a escolha de 65% dos brasileiros, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) de 2019.

No ano seguinte, ainda que o interesse em outras formas de investimento tenha crescido, ela seguia como a modalidade preferida mesmo entre as classes A, B e C. Esses dados são da Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgados em 2021, referentes a 2020.

Será que a conta poupança é mesmo a melhor opção de investimento para o futuro dos filhos? Já dá para antecipar que a resposta é não.

Entenda por que e conheça alternativas mais vantajosas.