Objetivos financeiros

Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção para a compra de bens?

Entenda as características de cada tipo de crédito antes de tomar a melhor decisão para você

Pessoa de tênis branco caminha sobre seta pintada no asfalto com bifurcação para duas direções
Consórcio ou financiamento: entenda as diferenças para escolher a melhor opção para você. Foto: Adobe Stock

A realização do sonho de comprar um imóvel, um carro ou outro bem de maior valor, sempre envolve muito dinheiro e o ideal, segundo educadores financeiros e especialistas de todos os cantos do Brasil, é sempre priorizar o pagamento à vista.

Porém, são poucas as pessoas que conseguem pagar em uma tacada só o preço de uma casa nova, por exemplo. É aí que surge a dúvida entre duas das opções de crédito mais comuns no Brasil: os financiamentos e os consórcios. Embora atendam a um objetivo semelhante – que é pagar aos poucos por aquele bem –, essas alternativas têm algumas diferenças importantes entre si.

O que são juros? Entenda como funcionam, seus tipos e modalidades

O primeiro e mais relevante ponto a se ter em conta na hora de escolher entre um consórcio ou um financiamento é a urgência na aquisição do bem. Você precisa de um carro novo nos próximos meses ou esse é um objetivo que ainda pode esperar por alguns anos? E em relação a um imóvel, qual o prazo que você pode esperar para comprar uma casa ou um apartamento?

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias