Investir melhor

Como levar seus investimentos de uma corretora a outra usando a B3

Veja o passo a passo para a portabilidade de ativos de forma gratuita

investimentos
Veja o passo a passo para fazer a portabilidade de seus investimentos. Foto: Pexels

Sabia que agora você pode transferir seus investimentos listados na bolsa de um banco ou corretora para outro de forma totalmente digital? A portabilidade pode ser feita na Área do Investidor, da B3, e é gratuita. Os investidores podem movimentar ações, BDRs, ETFs e fundos imobiliários.

+ O que é a Área do Investidor da B3 e como ela ajuda investidores?

As instituições habilitadas para o serviço de portabilidade são: Ágora, Ativa, BTG Pactual, C6 Bank, CM Capital, Itaú, Mirae Asset, Safra, Santander, Toro e XP.

Confira o passo a passo para fazer a portabilidade:

1. Entre na Área do Investidor e acesse a opção “Portabilidade

2. Uma lista de todas as instituições financeiras e corretoras nas quais você tem conta aberta surgirá na tela. Para iniciar o processo de solicitação, selecione uma instituição.

3. Complete as etapas de seleção das instituições de origem e destino, de seleção de produtos e aceite o termo.

4. Entre na área logada da instituição financeira de onde a retirada de ativos foi requisitada para realizar uma confirmação de duplo fator do seu pedido.

5. Depois disso, você pode acompanhar o status do seu processo em “Minhas solicitações” na Área do Investidor. O tempo máximo para a conclusão da portabilidade é de 2 dias úteis.

Área do Investidor

A Área do Investidor é uma plataforma da B3 que consolida automaticamente todos os seus extratos e posições de aplicações financeiras, e pode ser acessada de forma gratuita por todas as pessoas que investem.

Nela, é possível visualizar seus investimentos de forma organizada, transparente e segura. O programa consolida todas as posições que o investidor detém em papéis negociados ou registrados na Bolsa, mesmo que estejam em corretoras diferentes, o que facilita a gestão e visão geral dos investimentos.

Quer saber mais sobre investimentos? Confira esse curso gratuito sobre como começar a investir!