Investir melhor

Milei eleito na Argentina: o que muda para o investidor brasileiro?

Apesar de ser vizinha do Brasil, economia argentina não tem grande impacto sobre o mercado financeiro brasileiro

exportações, argentina
Fonte: Pixabay

Neste domingo (19/11), Javier Milei foi eleito presidente da Argentina, com 55,6% dos votos. Sergio Massa, seu concorrente e atual ministro da economia, teve 44,3% – a maior vantagem de um candidato a presidente nas eleições recentes na Argentina. Milei assume como presidente no dia 10 de dezembro.

Mas, afinal, o resultado das eleições no país de nossos hermanos pode ter algum impacto sobre os seus investimentos? A resposta curta é: provavelmente não. Apesar da proximidade geográfica, o mercado financeiro argentino não tem grande influência um sobre o brasileiro. Entenda mais sobre isso a seguir.

Crise Econômica na Argentina: 5 fatos para entendê-la

Relações comerciais Brasil x Argentina

A Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, atrás apenas de China e Estados Unidos. No entanto, apesar da alta posição no ranking, o país representa 4,14% da pauta exportadora brasileira. 

Como base de comparação, a China recebe 30,6% de todos os produtos exportados pelo Brasil, e Estados Unidos, 10,5%, segundo dados de 2021 reunidos pelo Observatório de Complexidade Econômica (OEC, na sigla em inglês).

“A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, então é importante para nossa economia”, afirma Paulo Feldmann, professor da FIA Business School. “Essa eleição é decisiva para eles, a vitória de Milei pode alterar muito as coisas”, diz.

“De uma forma geral, acho que o Brasil pode ter algum problema se a situação da economia argentina piorar. Principalmente nos produtos que mais vendemos para a Argentina. Por outro lado, eu não diria que as empresas brasileiras vão quebrar por conta disso”, afirma Feldmann.

Paulo Gala, professor da FGV EESP, complementa que o impacto maior é para as empresas que fazem negócios com a Argentina, que, em sua maioria, não têm ações negociadas na B3. “A relação entre Brasil e Argentina é principalmente comercial, entre alguns estados, especialmente os mais do Sul do Brasil, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São produtos industriais e agropecuários, mas não é algo tão relevante, até porque a maior parte das empresas que tem a Argentina como grande cliente não é listada em bolsa”, afirma.

Destinos das exportações brasileiras (2021)

Fonte: OEC

Entre os produtos mais exportados para a Argentina (considerando os valores), em ordem decrescente, estão: carros, veículos motorizados; peças e acessórios, minério de ferro, ferro semiacabado, caminhões de entrega e tratores.

Produtos exportados para a Argentina (2021)

Fonte: OEC

Feldmann completa: “As empresas argentinas, de forma geral, estão muito pouco presentes no Brasil, e as brasileiras também não estão muito presentes lá. O comércio que existe hoje é mais feito por grandes empresas multinacionais, que se não puderem vender para a Argentina, vão vender para outro lugar”.

Mercado financeiro e eleições argentinas

Outro ponto que deve acalmar os investidores brasileiros quanto aos acontecimentos mais recentes na Argentina é que o desempenho do mercado financeiro brasileiro tem muito mais relação com os maiores mercados internacionais.

Uma nova sinalização do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) sobre a trajetória de juros, um relatório sobre a economia chinesa ou um dado de desemprego na Alemanha tendem a influenciar mais o preço dos ativos aqui do que a eleição dos nossos vizinhos.

“O mercado brasileiro tem seguido muito mais as economias mais desenvolvidas. O que acontece na nossa bolsa não tem relação nenhuma com a bolsa argentina. Não deve ter impacto algum em nossa bolsa, no câmbio ou nos investimentos em renda fixa”, diz Gala.

E o Mercosul com isso?

Paulo Feldmann, da FIA Business School, lembra, entretanto, que a decisão sobre qual será o novo presidente argentino é decisiva para o futuro do Mercosul.

“Em todas as regiões do mundo, uma coisa muito importante são os respectivos blocos econômicos, mas o Merscosul é muito pouco valorizado, os países não dão importância para ele, e isso é muito ruim”, diz. Segundo Feldmann, a vitória de Milei deve enfraquecer ainda mais o bloco.

“O Mercosul nunca vai funcionar sem que Brasil e Argentina tenham ao mesmo tempo líderes que deem importância ao bloco. Esse é o maior risco para nós no caso da vitória de Milei”.

Entenda a ideia de moeda única do Mercosul

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.