Notícias

UE e Mercosul correm para fechar acordo antes da posse de Milei na Argentina; entenda

Tratado prevê a eliminação de tarifas comerciais com expectativas de negócios para o Mercosul acima dos US$ 100 bilhões. Questões ambientais brasileiras viram entrave

Bandeira da UE do Mercosul, lado a lado
Bandeira da UE do Mercosul, lado a lado

Por Redação B3 Bora Investir

O acordo comercial mais ambicioso já fechado pelo Mercosul. É assim que é tratado pelos governos e especialistas o pacto firmado entre a União Europeia (UE) e o bloco sul-americano em junho de 2019 e que corre para ser ratificado pelos 27 países de UE e os quatro (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) que integram o Mercosul.

Os diplomatas dos dois blocos querem apertar as mãos com o acordo assinado antes da posse do novo presidente argentino, Javier Milei, no dia 10 de dezembro.

O motivo desse corre-corre é que durante a campanha, Milei fez diversos ataques ao bloco, sugeriu retirar a Argentina do Mercosul e defendeu o livre comércio com outros países. Isso pode significar a queda de barreiras comerciais que, muitas vezes, dão preferência a produtos brasileiros.

A expectativa é que a conclusão do acordo seja anunciada até 7 de dezembro, durante a cúpula de chefes de Estado do Mercosul, no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os mandatários do Paraguai, Uruguai e Argentina também vão participar do encontro. No governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, Mercosul e União Europeia assinaram o acordo, mas novas exigências ambientais europeias e a reação forte dos países do bloco sul-americano – principalmente do Brasil – reabriram a negociação.

A seguir te contamos como funcionaria o acordo e o motivo dele ser tão esperado por alguns países.

+ Milei eleito na Argentina: o que muda para o investidor brasileiro?

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.