Investir melhor

Veja as ações que mais pagaram dividendos até agora

Muitos investidores avaliam o quanto uma empresa paga de dividendos antes de escolher uma ação

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com o mercado de capitais, mas o recebimento de dividendos é uma das mais populares e conservadoras. A estratégia de Buy and Hold, que pode ser traduzida como “compre e segure”, se baseia em investir em ações de empresas conhecidas pela distribuição de lucros para ganhar dinheiro com os papéis no longo prazo.

Idealmente, o dinheiro fica investido até, no mínimo, a quantidade de dividendos recebidos superar o valor de compra das ações. Nos últimos 12 meses, as empresas que mais pagaram dividendos e aumentaram a renda passiva de seus acionistas foram:

 EmpresaAçãoDividend Yield
1MarfrigMFRG331,70%
2Petrobras (PN)PETR426,90%
3Petrobras (ON)PETR324,80%
4GrendeneGRND321,90%
5MitreMTRE320,60%
6CSN MineraçãoCMIN318,80%
7BrasilAgroAGRO318,80%
8CSNCSNA318,40%
9Unipar CarbocloroUNIP614,00%
10GerdauGGBR413,10%
Fonte: Investing.com

O levantamento é da Investing.com, que acompanhou a repartição de proventos das empresas até 30/09.

Marfrig na liderança dos dividendos 

Segundo Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, o desempenho de qualquer empresa pode variar ao longo do tempo e é influenciado por diversos fatores, como condições econômicas, concorrência no mercado, mudanças nas preferências dos consumidores e estratégias de negócios da própria empresa. No caso do frigorífico Marfrig, a distribuição de dividendos foi impulsionado pela alta generalizada das commodities, em especial as alimentícias.

Empresas cíclicas e não-cíclicas: o que são e como diferenciar

Com a alta, as empresas desse setor geraram um caixa mais significativo desde 2022. E, na ausência de investimentos relevantes, essas companhias distribuíram seus lucros, o que faz as commodities dominarem a lista. “Impulsionada pelos altos dividendos de 2022, a Marfrig ainda projeta bons pagamentos para os próximos meses”, diz. 

Petrobras 

Além de ser uma das maiores empresas do País, a Petrobras também está no segundo e no terceiro lugar, com suas ações preferenciais e ordinárias, respectivamente, das melhores pagadoras de dividendos.

Quais os principais fatores que afetam as ações da Petrobras

Neste ano, o principal motivo da distribuição de lucros é a alta dos preços do barril de petróleo, que atingiu valores recorde nos últimos 12 meses e tende a se elevar, ou se manter em patamar elevado, pelos próximos meses. Segundo João Daronco, analista da Suno Research, a distribuição de lucros de 2022 foi fora da curva, mesmo para a empresa conhecida por seus dividendos generosos.

Grendene

A terceira empresa do ranking e a quarta ação da lista ficou com a calçadista Grendene, detentora de marcas como Melissa, Ipanema e Cartago. Segundo Ângelo Belitardo, gestor de investimentos da Hike Capital, a empresa tem uma dívida líquida baixa, de R$ 662 milhões, e isso significa que o dinheiro no caixa é maior do que as dívidas. 

Além disso, a companhia tem um ROE (Return on Equity, ou retorno sobre patrimônio, em português) de 17%, acima da média, que é o índice de eficiência na alocação de capital da empresa. Ou seja: quanto dinheiro ela consegue produzir com o capital já existente. 

Para ele, além da boa gestão, a empresa contou com uma decisão judicial a seu favor, que beneficiou os acionistas. “A razão da elevada distribuição de proventos deve-se ao reconhecimento, por parte do Tribunal Federal da 5ª Região, em dezembro de 2022, de que a empresa não precisaria incluir os valores de benefícios fiscais estaduais na base de cálculo do Imposto de Renda”, disse.

Dessa forma, foi permitido à empresa distribuir esses valores anteriormente reservados para fins fiscais e judiciais. No total, o benefício foi cotado em R$1,7 bilhão, equivalente a 30% do valor de mercado da companhia.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o mercado de ações? Confira os cursos grátis da B3 sobre dividendos!