Investir melhor

Você topa trocar de emprego para ganhar mais?

Neste artigo, Arthur Vieira nos leva a pensar sobre o quanto conhecer os detalhes de onde estamos investindo nos faz diferença real na vida

Pessoa de tênis branco caminha sobre seta pintada no asfalto com bifurcação para duas direções
Consórcio ou financiamento: entenda as diferenças para escolher a melhor opção para você. Foto: Adobe Stock

Com Arthur Vieira

Professor de finanças, palestrante, consultor, apresentador e sócio do Clube FII

Eu te ligo para oferecer uma vaga de emprego em que o salário é 8% mais alto do que o seu salário atual.

Infelizmente não posso te dar mais informações sobre o emprego, apenas posso dizer que você vai ganhar mais do que ganha hoje. Bora? É para começar já na próxima segunda-feira. Posso contar com você?

Provavelmente você não vai aceitar essa oferta. A ideia de ganhar mais é tentadora, mas como mudar de emprego sem saber em que empresa vai trabalhar, qual a função, quais as condições de trabalho e as oportunidades de carreira? Sem mais detalhes, não tem como decidir.

E você acredita que um monte de gente decide onde vai investir exatamente assim? Fica sabendo que tem um investimento que rende mais e pronto! Resolve investir nele sem sequer saber mais informações sobre onde está investindo, quais as condições e o risco.

Não é o seu caso, né? Você não tomaria uma decisão tão importante sem antes conhecer todos os detalhes.

Voltando ao exemplo do emprego. Se eu te der todas as informações e responder as suas dúvidas, aí você vai começar a analisar. Se considerar que a empresa é boa e que a função tem o seu perfil, aceita a mudança (mesmo com frio na barriga). Mas se achar que a empresa ou as condições não são bacanas, vai preferir ficar no seu emprego atual, mesmo ganhando menos. Afinal, você não toma uma decisão importante com base apenas no quanto pode ganhar.

O mercado financeiro é cheio de termos técnicos, mas no fundo é igual a tudo o mais que fazemos na vida. No dia a dia você avalia sempre a relação entre custo e benefício das coisas. Quando o assunto for investimentos, você vai fazer o mesmo, a única diferença é que essa relação custo x benefício é chamada de relação entre risco e retorno.

Quando alguém te oferece um investimento, não basta saber o quanto ele pode render. É preciso perguntar mais, conhecer os detalhes e, principalmente, conhecer quais são os fatores de risco.

E aí você toma uma decisão bem pensada. Talvez prefira um investimento que oferece ganhos menores mas que te deixa mais confortável em relação ao risco e, principalmente, que se adequa melhor aos seus planos de vida.

Ou então, depois de conhecer o risco, faz um investimento consciente buscando ganhar mais.

Aliás, não tem nada de errado em assumir risco. É assim que galgamos nossas conquistas na vida.

Escolher qual faculdade cursar, mudar de cidade, casar ou terminar um casamento, aceitar um emprego, são todas decisões que envolvem risco e que, depois de analisar bem o custo e o benefício (risco e retorno), tomamos a decisão que nos parece mais razoável.

Com investimentos deve ser igual. Decisões bem ponderadas, que consideram o risco e o retorno.

Mas existe uma enorme vantagem quando comparamos opções de investimentos. Não precisamos escolher entre um ou outro. Dá para escolher investir um pouco em cada alternativa. E dessa forma vamos construindo um conjunto, um portfólio de investimentos, em que alguns são bem conservadores e rendem pouco, enquanto outros são mais arriscados e rendem mais. Um conjunto de investimentos bem diversos te permite encontrar o equilíbrio entre risco e retorno (custo e benefício) que ofereça proteção e crescimento do seu dinheiro.

Então você já sabe. Escolha investimentos como se estivesse decidindo sobre aceitar uma oferta de trabalho!

A importância da diversificação de investimentos em cenários de risco local

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias