Organizar as contas

3 planilhas gratuitas para planejar o seu casamento

Planilhas especializadas evitam excessos de gastos neste momento e permitem acompanhar o fluxo de pagamento dos fornecedores

Festa de casamento. Foto: Pixabay
Festa de casamento. Foto: Pixabay

Por Marília Almeida

Pensando em se casar? Existem planilhas para evitar excessos de gastos neste momento e que permitem acompanhar o fluxo de pagamento dos fornecedores de forma que não comprometam o orçamento pessoal.

Ter esse planejamento do casamento detalhado dos gastos da festa e cerimônia evita o endividamento, ainda mais em uma fase delicada que é o início da vida a dois.

+ 5 planilhas de gastos pessoais gratuitas para organizar o orçamento

Além disso, quanto mais perto da data, mais envolvidos emocionalmente os noivos estarão. Nesta hora a empolgação pode tomar conta e o critério para avaliação de necessidades pode ficar comprometido. Por isso, é importante ter uma ferramenta a recorrer, até mesmo para organizar tarefas.

Veja abaixo três opções de planilhas gratuitas para planejar a sua festa de casamento:

Planilha de Simulação de Gastos – iCasei

A planilha oferecida pelo site organizador de cerimônias contém exemplos e um simulador que ajudam o casal a fazer escolhas e trabalhar com prazos.

O site buscou utilizar uma tabela padrão com valores de despesas comuns em um casamento médio. Portanto, seu objetivo é apenas servir como referência, e é possível adaptá-la.

É possível considerar no orçamento a taxa de juros da aplicação financeira onde o investimento está aplicado, descontada a inflação, e o Imposto de Renda, se houver.

Planejamento financeiro para casamento – Lápis de Noiva

A planilha do site especializado sobre casamentos permite controlar do orçamento da festa listando todos os possíveis itens e necessidades da cerimônia.

Inclui também um resumo com previsão de gastos versus gastos reais, uma aba para a lista de convidados e uma aba com orçamento final e fluxo de pagamento.

Planejador de orçamento para casamento – Microsoft Office

Na planilha da Microsoft é possível inserir os gastos estimados e os reais e ter, automaticamente, o porcentual de quanto está abaixo ou acima do orçamento.

No item decoração, por exemplo, há espaço para gastos com flores, toalhas de mesa, etc. Em fotografia, é possível inserir o custo do serviço no dia da cerimônia e também do álbum de fotos. Outros custos como um DJ para casamento devem entrar na planilha.

Um gráfico de pizza diz o quanto cada item está ocupando em relação ao total do orçamento. É possível detalhá-los.

Dicas para planejar o casamento

Veja as recomendações da planejadora certificada pela Planejar, Florence Corrêa, para ajudar na organização da festa:

  • Os noivos devem aproveitar o evento para ter uma conversa sobre dinheiro. O assunto não deve ser tabu. É importante definir, juntos, o orçamento para a festa, e o que cada um deseja para chegar a um equilíbrio.
  • Gastos menores sem controle podem gerar em um gasto adicional relevante. Daí a importância de colocar todas as despesas na ponta do lápis
  • Pesquise muito, pois o preço dos serviços pode variar bastante. Considere gostos pessoais, mas também se atenha ao limite do orçamento.
  • Planeje e comece a realizar o pagamento das taxas de reserva dos principais serviços com antecedência para não ficar sem opções (e pagar mais caro por eles) conforme o evento se aproximar
  • O ideal é determinar uma reserva de emergência financeira para o evento. Ela pode corresponder a 10%, 20% do valor e ajudará com as despesas de última hora, a exemplo de um gerador de luz que ninguém estava considerando no orçamento.

Quer conhecer investimentos mais rentáveis do que a poupança? Confira esse curso oferecido pela B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias