IPVA 2024: SP libera consulta de valor venal dos veículos; saiba como calcular quantia
Valor venal dos veículos é informação crucial para cálculo do valor final pago no IPVA
Um passo importante para descobrir o valor a pagar do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é saber o valor venal do veículo. Nesta segunda-feira, 18, o governo de São Paulo liberou a tabela dos valores e para o cálculo o proprietário precisa acessar o Sivei (Sistema de Veículos), informar a placa e clicar em consultar.
O sistema disponibilizado também informa o ano de fabricação, o código da marca/modelo, e a descrição do veículo. No estado, a alíquota para a conta do valor a pagar do IPVA 2024 são de:
- Carros de passeio: 4%;
- Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%;
- Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%;
- Caminhões: 1,5%;
- Veículos de locadoras registrados em SP: 1%.
A conta que deve ser feita é: valor venal x alíquota em porcentagem. Ou até mesmo: Valor venal x valor da alíquota / 100. Na prática, por exemplo, o dono de um veículo de R$ 50.000 em São Paulo pagará o valor vezes 4%. Ou seja, R$ 2.000.
+ Confira as alíquotas e os carros isentos em todo o Brasil
Quando e como pagar o IPVA
Há três maneiras principais de realizar o pagamento do IPVA 2024. Contudo, apenas uma delas permite o desconto, como nos anos anteriores. São elas:
- Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro;
- Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro;
- Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.
Para quem precisar ou quiser pagar a prazo, há possibilidade de parcelamento do valor em até 5 vezes, mas sem desconto nenhum. A novidade do ano se dá na alternativa de poder pagar o IPVA pelo Pix.
As datas de vencimento para quitar o imposto variam de acordo com o último número da placa do veículo, com início em 11 de janeiro para as que terminam em 1. No caso de caminhões e tratores, o pagamento parcelado tem dias fixos, sempre no dia 20 de cada mês.
Quer aprender mais sobre como organizar suas contas? Confira o curso gratuito do Hub de Educação da B3, “Como organizar suas finanças”.