Ações

O dia no mercado: Desemprego e contas públicas

Os principais temas desta quarta (31) e seus impactos no mercado financeiro

vitrine de tênis em loja de São Paulo
Comércio puxou a geração de empregos no Brasil, segundo Pnad Contínua. Foto: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (31), os destaques no mercado financeiro nacional são os dados de desemprego e o resultado consolidado das contas públicas, ou seja, o balanço do governo. Lá fora, os dados de emprego nos Estados Unidos estão no foco.

Quer saber como investir melhor? Faça cursos gratuitos no hub de educação financeira da B3!

Ibovespa B3 – Abertura
O dia começou em alta de 0,26%, aos 110 mil pontos. Investidores cautelosos à espera dos dados de emprego nos Estados Unidos.

Desemprego no Brasil
Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego ficou em 9,1% no trimestre encerrado em julho. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período do ano passado, a desocupação atingia 13,7% da população. É a primeira vez desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015 que o Brasil tem menos de 10 milhões de desempregados. O comércio foi um dos setores que mais contribuíram para o resultado.

Apesar do dado positivo, a renda média real do trabalhador segue pressionada pela inflação. Foi de R$ 2.693 no trimestre encerrado em julho, uma queda de 2,9% em relação ao mesmo trimestre de 2021.

Você sabia que o índice de desemprego afeta seus investimentos?

Contas públicas no Brasil
O Banco Central divulgou o resultado das contas do setor público em julho: superávit primário de R$ 20,440 bilhões. Foi o melhor resultado para o mês da série histórica, iniciada em dezembro de 2001.

O setor público consolidado considera gastos e receitas de Governo Central, Estados, municípios e estatais, com exceção de Petrobras e Eletrobras. O resultado primário é a diferença entre receitas e despesas antes do pagamento dos juros da dívida pública.

Emprego nos Estados Unidos

O setor privado americano criou 132 mil empregos em agosto, segundo pesquisa da ADP. O resultado veio abaixo do esperado pelos analistas (geração de 300 mil postos de trabalho) e pode indicar uma desaceleração da economia dos EUA.

Ibovespa B3 – Fechamento

O principal índice da bolsa brasileira terminou em queda de 0,82%, aos 109 mil pontos. O resultado seguiu o sinal negativo do exterior, com investidores preocupados com a persistência da inflação nos Estados Unidos e na Europa, especialmente.

*Este texto é atualizado ao longo do dia para refletir todas as informações.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias