Notícias

Economia dos EUA esfria em meio a moderação do mercado de trabalho e da inflação

Livro Bege, do BC americano, apontou que a abertura de vagas está perdendo ritmo e que os preços passaram a subir de forma lenta e moderada

Brasão do sistema de reserva federal dos Estados Unidos
Brasão do Fed, o BC americano. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A economia dos Estados Unidos começou a dar sinais de arrefecimento nas últimas semanas, em um momento no qual as contratações começam a perder força e a inflação cresce a um ritmo menor do que nos meses anteriores. A análise consta no Livro Bege, relatório sobre as condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed) publicado nesta quarta-feira, 31/05.

A percepção dos membros do banco central americano é que o mercado de trabalho ainda permanece forte em diversos setores. No entanto, há uma certa dificuldade na contratação de funcionários mais qualificados. “O emprego aumentou na maioria dos distritos, embora a um ritmo mais lento do que em relatórios anteriores”, afirmou o Fed.

O relatório, que é publicado duas semanas antes de cada reunião do comitê de política monetária, afirmou que os “preços subiram moderadamente, embora a taxa tenha diminuído em muitos distritos.” A inflação nos Estados Unidos tem sido combatida nos últimos 14 meses, período no qual o Fed elevou a sua taxa básica de juros para a faixa entre 5% e 5,25%.

As decisões sobre novas altas de juros para conter a inflação tem dividido os membros do Banco Central americano. Na semana passada, o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) mostrou uma nova aceleração da inflação em abril de 0,4% em relação ao mês anterior (0,1%).

Setor imobiliário

O Livro Bege também mostrou que o setor imobiliário tem sentido o aperto nos juros.

A maioria dos distritos afirmou no relatório que a atividade imobiliária residencial aumentou, embora o mercado de escritórios continuasse mostrando fraqueza.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.